O Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI), por meio de seu setor jurídico, alcança mais uma vitória em prol dos funcionários do Banco do Nordeste (BNB) no Piauí. Dessa vez o êxito foi no processo (0000595-35.2014.5.22.0110) de 7ª e 8ª horas da Função Gerente de Suporte a Negócios (GSN). Com isso, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) reconhece a jornada de 06 horas diárias, que apesar da nomenclatura usada pelo banco, os ocupantes dessa função não possuem poder de mando.

Desde abril de 2016 havia uma decisão liminar para redução da carga horária, e efetivamente os bancários que ocupam essa função, aqui no Piauí, passaram a trabalhar apenas 06 horas, diferentemente de outros Estados, onde a função continua com a jornada de 08 horas. Agora, o processo volta para o Tribunal Regional para execução da sentença, que envolve o pagamento das horas extras e reflexos, para quem ocupou a função de forma efetiva ou em substituição, no período de 2009 a 2016.

O diretor do Sindicato dos Bancários do Piauí, Marcus Vinícius, ressalta que essa conquista demonstra o trabalho eficiente que o Sindicato dos Bancários realiza em defesa dos direitos dos bancários e bancárias do Piauí. “Com essa conquista, já são três processos impetrados pelo Sindicato dos Bancários do Piauí contra o BNB que estão em fase de execução, os outros dois são o de 7ª e 8ª Horas de Gerente de Suporte Operacional (GSO) e PRL 2012. Isso mostra que o trabalhador bancário no Piauí pode contar, sempre, com o trabalho do sindicato”, afirmou Marcus Vinícius.



Fonte tags:»






Compartilhe :