Na última reunião da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e representantes de Sindicatos que integram a Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste, com a direção do BNB, realizada dia 19/02, em fortaleza CE, foi dada continuidade às negociações de demandas pendentes junto ao banco.

A diretora do Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI), Lusemir Carvalho, representou o Piauí na reunião em Fortaleza. Para repassar os encaminhamentos e informes à categoria, os diretores Lusemir Carvalho e Marcus Vinícius se reuniram com funcionários da agência BNB Centro, na manhã desta quinta-feira (22/02). Dentre os pontos tratados, foi cobrada do banco a questão do abono das faltas das greves de 28 de abril e 30 de junho de 2017, reivindicando a suspensão da falta e seus reflexos na vida funcional do trabalhador.

“Já temos uma ação sob liminar no jurídico do Sindicato sobre essa questão. Na reunião nós ratificamos o pedido de que fosse dado o mesmo tratamento de falta de greve, em que o funcionário tem a prerrogativa de compensar. E que todos os reflexos provenientes dessa falta sejam retirados. Foram simpáticos a esse tema, mas afirmaram precisar ainda submeter à reunião da direção, e apresentarem uma resposta na próxima roda de negociação”.  

Sobre a PLR, a direção do banco informou que dia 26 de março acontece a reunião da Assembleia dos Acionistas (que aprova os balanços do banco e define percentuais relativos à PLR). Após essa data começa o prazo legal até o final de abril para a definição da PLR. “Cobramos a celeridade no pagamento da PLR, e nos foi informado que a reunião da AGO é marcada pelo governo federal, e só partir dessa Assembleia é que é definida e paga nossa PLR. Esperamos que seja logo e que obtenhamos uma boa participação, fruto do esforço dos empregados do banco”.

Ponto Eletrônico

O banco apresentou um esboço de minuta para o Acordo do Ponto Eletrônico, que deverá ser assinado na próxima reunião de negociação, pré-agendada para o início do mês de abril. “Depois o banco vai entregar a minuta final para a gente avaliar item por item e submeter essa minuta a uma assembleia”, explica Lumesir.

Esse novo Acordo de Ponto Eletrônico deve autorizar ajustes para flexibilizar os intervalos de almoço, tanto para funcionários de 6h ou de 8h de jornada e a permissão para compensar horas devidas em jornadas completas de 6h e 8h, limitados a duas jornadas completas compensadas por mês. Também determinará o fim da obrigação o fim da obrigatoriedade das mulheres que trabalham 6h, ao prorrogarem jornada, de cumprirem intervalos de 15 minutos.

 Camed e IR Sobre Auxílio Creche

A Diretoria Administrativa do BNB recebeu das entidades a informação de que o Banco vem recolhendo imposto de renda sobre o valor do Auxílio-Creche. Informou que irá averiguar junto ao Jurídico da Instituição o que diz a legislação em vigor para posicionar-se.

Ficou acertado entre as partes reuniões especificas para tratar, com urgência, das repercussões das resoluções do CGPAR sobre a Camed. Também será agendada reunião para expor a fórmula de cálculo da PLR.

Sobre Revisão de PCR

Na Reunião com em Fortaleza foi cobrada também uma posição sobre a revisão do PCR, sendo informado que devido a atual conjuntura, a revisão do PCR nesse momento é muito improvável.

 

Com informações SEEBF-PI e Contraf-CUT



Fonte tags:»






Compartilhe :