O Sindicato dos Bancários do Piauí vai estar a partir das 8h desta quarta-feira (15) nos principais bancos de Teresina fazendo manifestação contra o PL 4330 projeto que prevê a  terceirização do emprego no Brasil. Ás 10h, os bancários se dirigem para a Praça Rio Branco, onde se juntam aos manifestantes sindicais no movimento organizado pela CUT-Piauí.

“ Estamos juntos com os bancários e  o trabalhador brasileiro contra esse projeto que visa tirar os direitos do emprego no Brasil”, disse Arimatéa Passos, presidente do Seebf.

 O projeto de lei não visa melhorar as relações de trabalho, ao contrário ele tem como finalidade principal a exploração dos trabalhadores, em todos os seus seguimentos, através da contratação de mão de obra barata, o alto índice de rotatividade no trabalho, institucionaliza ainda o trabalho escravo no Brasil e leva a um colapso da economia, onde o trabalhador terceirizado recebe apenas um terço (1/3) de um trabalhador contratado direto.

 O projeto além de tirar direitos, ameaça a liberdade e a organização sindical, torna desnecessária a contratação através de concurso público uma vez que o projeto autoriza as empresas a terceirizar a todas as suas atividades, precarizando a prestação de serviços para a sociedade. Dessa forma, além da redução do salário, os terceirizados correm o risco de perder férias, plano de saúde, ticket refeição, além dos reajustes salariais, não havendo a garantia de responsabilidades pelos seus direitos sociais.

 Dos 50 milhões de brasileiros com carteira assinada, 12 milhões trabalham em regime terceirizado. O projeto quer terceirizar os outros 40 milhões.



Fonte tags:»






Compartilhe :