A assinatura do Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2024 do Banco do Nordeste, garantindo a redução da jornada para funcionários e funcionárias pais ou mães de filhos com deficiência, é mais uma conquista histórica do movimento sindical em prol da categoria.

 

O Aditivo ao ACT foi assinado pelos representantes dos funcionários do BNB, via Contraf-CUT e Comissão Nacional dos Funcionários do BNB e a Direção do Banco do Nordeste, na última segunda-feira (26/02), na sede administrativa do banco no Passaré, em Fortaleza.  

 

 

“Foi um momento histórico a assinatura do Aditivo ao Acordo Coletivo, na tarde do dia 26/02, na sede Administrativa do Banco do Nordeste, em Fortalaeza. Esta pauta vinha sendo negociada há muito tempo na Mesa Permanente de Negociação, através da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB, da qual faço parte, representando o Piauí. O momento é de celebrar esta grande conquista para a categoria, que no total abrange mais de 200 funcionários e funcionárias que serão beneficiados com esse direito”, afirmou a diretora do Sindicato dos Bancários do Piauí, Lusemir Carvalho.

 

 

Conquistas do Aditivo Assinado

 

O Aditivo assinado garante, entre outras demandas, a redução da jornada para pais e mães de filhos com deficiência. Uma conquista resultado da Mesa de Negociação Permanente entre as entidades e o Banco. A partir de agora, especialistas técnicos ou especialistas bancários de tecnologia da informação que ficarem de sobreaviso, nos períodos fora de sua jornada normal de trabalho, terão assegurado o pagamento de adicional de sobreaviso equivalente a 1/3 das horas do salário contratual.

 

O acordo foi aprovado em assembleia virtual realizada dia 22/2, de forma virtual e teve o SIM de 97,10% dos participantes em todo o país.

 

 

Paulo Câmara, presidente do BNB, destacou a importância dos direitos garantidos nesse aditivo. “Estamos fazendo o que é preciso fazer da maneira mais adequada”, disse.

 

Já o secretário geral da Contraf-CUT, Gustavo Tabatinga, ressaltou que esse é o primeiro Aditivo assinado nesse sentido, destacando a redução da jornada. “É uma conquista da mesa de negociação e estar aqui, celebrando essa conquista, é muito importante para toda a representação dos funcionários”, afirmou Gustavo.

 

 

Na oportunidade, além da assinatura do aditivo, foi instalada também outra conquista da mesa permanente de negociação: a Comissão Paritária para avaliar o Plano de Cargos e Remuneração (PCR). O Banco indicou os funcionários João Batista e Luana Araújo e pela Contraf-CUT/Comissão Nacional foram indicados os sindicalistas Carmen Araújo (CE) e Robson Araújo (PB).

 

 



Fonte João Henrique Vieira (com informações SEEB/CE) tags:» SEEBF/PI; Contraf-CUT; BNB; Conquista; Direito; ACT;






Compartilhe :