Promoção da qualidade de vida, troca de experiências e integração da categoria são aspectos fundamentais trabalhados pela Diretoria de Aposentados e Aposentadas do Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEB/PI). Na última sexta-feira (25/08), mais uma programação reuniu diversos aposentados, aposentadas e pensionista numa Roda de Conversa com palestra e apresentação do Coral Cantaluz no clube da APCEF Teresina.

 

 

A diretora de Aposentados e Aposentadas do SEEBF/PI, Hortência Cantanhede, ressaltou a felicidade de ver que a categoria atendeu ao convite para o evento que bonito, participativo e realizado de forma muito especial, sempre pensando na saúde e qualidade de vida.

 

 

“Esse é mais um evento que reúne os aposentados, aposentadas e pensionistas filiados ao sindicato para que estejam sempre unidos. Ser bancário não é apenas no período da ativa, mas também quando se aposenta. Esse é mais um evento focado na qualidade vida, no combate ao sedentarismo e tem sido muito acertado. Estão participando das atividades, seja numa roda de conversa, nas atividades de musicais, nas dinâmicas, aprendendo a se alimentar corretamente, a ter uma saúde melhor. Estou muito feliz que as pessoas vierem e estão sempre participando de nossas atividades”, avaliou Hortência.

 

 

A fonoaudióloga Drª Lydiana D’Albuquerque, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso, apresentou a palestra sobre “Disfagia”, abordando o assunto de forma aprofundada e didática, exemplificando com casos reais e tirando dúvidas dos presentes ao evento.

 

 

“Viemos fazer essa palestra com os aposentados e pensionistas do Sindicato dos Bancários do Piauí, que é um momento de grande aprendizado, de troca de experiências, tanto minha quanto para eles, em cima da temática disfagia, que é uma alteração de deglutição. E essa alteração envolve vários aspectos, desde a questão do engasgo, do entalo, de situação de não aceitar a alimentação, desidratação, perda de peso e, em muitos casos, até a morte por broncoaspiração. É um tema que a gente aborda com vários exemplos, vários casos, para trazer esse conhecimento para os aposentados e pensionistas”, disse Lydiana.

 

 

O presidente em exercício, Gilberto Soares, frisou que esses eventos aproximam ainda mais a categoria, e os aposentados e aposentadas continuam a vivenciar a vida junto ao sindicato.

 

 

“A Diretoria de aposentados tem feito uma série de eventos com uma programação especial para que os aposentados, aposentadas e pensionistas se aproximem do sindicato, e aqueles que ainda não são filiados que se filiem e participem. Bancários e bancárias aposentados são importantes para nossa luta e nossa atuação social. Não se deixa de ser bancário ao se aposentar, e cada um aqui é muito importante para o Sindicato e ficamos felizes, a cada evento realizado, de ver a presença e participação da categoria”, disse Gilberto Soares.

 

 

A apresentação do Coral Cantaluz foi um momento especial que emocionou a todos os presentes. Formado por aposentados e aposentadas, o coral é regido pelo maestro Samuel Andrade. A prática de canto coral é uma prova dos benefícios que a arte proporciona para a saúde e qualidade de vida.

 

 

“Quando a gente ocupa a mente com música os neurônios se fortalecem e têm uma duração de vida maior e isso promove uma melhor qualidade de vida nas pessoas, a memória se mantém ativa. A música é uma terapia, tem vários benefícios, desde acalmar os ânimos, dá uma felicidade espiritual, como também uma qualidade física. A prática de canto coral faz com que as pessoas entrelacem porque um vai dependendo do outro, e você passa a sentir empatia musical pela outra pessoa, porque é uma rede interligada de vozes que vai se comunicando musicalmente e isso faz com que desperte a emoção do companheirismo”, disse Samuel Andrade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Fonte João Henrique Vieira / SEEBF/PI tags:» SEEBF/PI; Aposentados; Aposentadas; Roda de Conversa; Saúde; Cultura; Qualidade de Vida;






Compartilhe :