O Dia do Trabalhador e da Trabalhadora foi marcado por manifestações em todo o país num ato unificado entre as Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais, ressaltando a luta em defesa dos direitos, por emprego, renda e a importância da Democracia. Em Teresina, o ato unificado foi realizado na Praça da Integração em frente ao Centro Social Urbano (CSU), no bairro Parque Piauí, na zona Sul.

 

O Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI) esteve presente junto com os demais sindicatos e Centrais, dialogando com a população sobre a importância dessa data para a classe trabalhadora.

 

O presidente do SEEBF/PI, Odaly Medeiros, destacou que a data representa uma conquista para a classe trabalhadora, que volta a ter vez e diálogo dentro de um novo projeto de governo.

 

 

“Esse Dia do trabalhador é muito simbólico, por que temos novamente um governo que dialoga com a classe trabalhadora, que tem projetos e políticas voltadas para os trabalhadores e trabalhadoras. Mas ainda temos muitos desafios, temos que lutar conta o desemprego, lutar contra essa política de juros altos, construir um país socialmente justo combatendo as desigualdades sociais. E tudo isso passa pelo fortalecimento da classe trabalhadora, por geração de emprego e renda, moradia e oportunidades”, afirmou Odaly Medeiros.

 

O vice-presidente do SEEBF/PI, Gilberto Soares, também ressaltou a importância da comemoração da data após um período de pandemia e com a retomada de um governo democrático voltado ao direito dos trabalhadores.

 

“É um dia para se comemorar as conquistas alcançadas, refletir sobre todos os direitos conquistados, mas também um dia de manifestação, de luta porque a classe trabalhadora ainda tem muito que avançar. Estamos fazendo essa retomada num governo democrático que dialoga com classe trabalhadora. Temos uma pauta muito grande de reivindicações que cobraremos no decorrer desse governo. Fizemos uma caminhada e panfletagem pelo bairro apresentando as pautas que temos pela frente”,

 

Veja as 15 pautas do 1º de Maio Unificado 20223

- Fortalecimento das Negociações Coletivas;

- Mais emprego e renda;

- Fim dos juros extorsivos;

- Política de valorização do Salário Mínimo;

- Direitos para todos e todas;

- Revogação dos marcos regressivos da legislação trabalhista;

- Fortalecimento da Democracia;

- Aposentadoria digna;

- Trabalho igual, salário igual (Convenção 156 da OIT);

- Valorização do Servidor Público (Convenção 151 da OIT);

- Contra o assédio moral, a violência e o racismo;

- Revogação do “Novo” Ensino Médio;

- Desenvolvimento econômico e social;

- Regulamentação do trabalho por aplicativos;

- Defesa das empresas públicas.



Fonte João Henrique Vieira / SEEBF/PI tags:» SEEBF/PI; Dia do Trabalhador; 1 de Maio; Manifestação






Compartilhe :