Funcionários e representantes do BNB de todo o nordeste se reúnem entre os dias 18 e 19 de maio em Fortaleza (CE) no XXIV Congresso Nacional do BNB, que reúne mais de 100 delegados da ativa e aposentados de todos os Sindicatos com BNB na base. Do Piauí participa uma delegação com nove pessoas, quatro diretores do SEEBF-PI – Marcus Vinícius, Francisco Reis, Lusemir Carvalho e Paulo Gomes, da Regional de Esperantina. Do BNB vai um representante da Central de Pronaf. Além de funcionários dos municípios de Corrente, Bom Jesus e Picos. Serão debatidos temas do interesse do funcionalismo e construção da pauta específica dos trabalhadores para a Campanha Nacional 2018 e conjuntura atual.

A diretora do Sindicato dos Bancários do Piauí, Lusemir Carvalho, que é a representante do Piauí na mesa de negociação, ressalta a importância do Congresso e da união da categoria para essa Campanha Salarial. “É um momento muito importante para nós, porque é quando se constrói nossa minuta específica para fortalecer nossa luta diante de todos esses desafios que estão colocados, de desmonte e enfraquecimento dos bancos públicos, e retirada de direitos. Se em todos os anos nossa Campanha Salarial é difícil, esse ano será ainda mais. Temos que ter a união para defendermos nossos direitos”, afirma Lusemir.

O secretário geral do SEEBF-PI, Marcus Vinícius, comenta que o Congresso é um momento de lutar por reinvindicações históricas para os funcionários do BNB. “Devido às mudanças na legislação trabalhista a gente tem a preocupação de resguardar os direitos adquiridos e tentar avançar em problemas que são recorrentes no banco, como o Plano de Cargos e Remunerações que é defasado e está há quase treze anos sem nenhuma modificação e é uma reivindicação histórica; e uma melhoria com relação aos critérios de pagamento da PLR, pois no BNB temos uma participação bem reduzida, em comparação com os outros bancos públicos. O ponto principal desse ano é defesa dos nossos direitos, tendo em vista as dificuldades causadas pela reforma trabalhista”.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Dia 18/5 – Sexta-feira

9h às 10h – Plenária de Abertura com aprovação do regimento 
10h às 12h30 – Debate “Conjuntura Nacional” – CONTRAF-CUT

14h30 – Debate “A nova lei trabalhista e os impactos na vida dos trabalhadores” – DIEESE

Dia 19/5 – Sábado

9h às 13h – Plenária para apresentação e aprovação da Minuta de Reivindicações 2018.



Fonte tags:»






Compartilhe :