Nenhuma censura vai calar a nossa luta em defesa da categoria bancária. O Sindicato dos Bancários do Piauí repudia com toda veemência a censura imposta pelo Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) ao vídeo publicado pelo Sindicato dos Bancários do Espírito Santo (Sindibancarios/ES), que denuncia o adoecimento sofrido pela categoria.

O vídeo publicado pelo Sindibancários/ES, que revela o adoecimento mental de uma funcionária vítima de assédio, foi retirado de veículos de comunicação e redes sociais após o banco recorrer à Justiça. Atitude que constitui uma grave violação da liberdade de expressão sindical e a um direito fundamental garantido pela nossa Constituição Federal.

O adoecimento na categoria bancária, resultado de assédios e cobranças excessivas por metas abusivas é uma realidade. Estamos em plena Campanha Nacional e a saúde é uma prioridade em nossa luta por um ambiente de trabalho digno e saudável. Ao censurar as legítimas denúncias, o Banestes além de ignorar princípios democráticos, tenta esconder uma realidade enfrentada por seus funcionários e funcionárias quem adoecem mentalmente devido às metas abusivas impostas pelo banco.

O Sindicato dos Bancários do Piauí se solidariza com os trabalhadores e trabalhadoras do Banestes e com o Sindibancários/ES em sua luta justa em defesa da categoria. Ressalte-se inda que é inaceitável que um banco, com tamanhos lucros frutos do trabalho da categoria, tente silenciar uma realidade e as discussões sobre a necessidade de cuidar da saúde mental e garantir as condições de trabalho dignas e saudáveis.

Censura nunca mais!

Sindicato dos Bancários do Piauí

Fonte João Henrique Vieira / SEEBF/PI tags:» SEEBF/PI; Nota de Repúdio; Contraf-CUT; Campanha Nacional 2024; BANESTES