A categoria bancária no Piauí segue mobilizada nesta reta final da Campanha Nacional. Nas regionais do interior do estado, o Dia Nacional de Luta, realizado no último dia 22/08, foi marcado por intensos protestos, com retardamento na abertura de agências nos municípios de Picos, Paulistana, Fronteiras, Floriano e Parnaíba. As manifestações cobram valorização e uma proposta decente por parte da Fenaban na mesa de negociações com o Comando Nacional dos Bancários e Bancárias.

 

 

O vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Gilberto Soares, mobilizou a categoria para o protesto em Floriano e destacou a grande adesão dos bancários e bancárias de todas as agências do município.

 

 

“Os bancários e bancárias fizeram uma grande manifestação em frente à Igreja Matriz de Floriano, com retardamento do atendimento das agências bancárias do município. Uma manifestação com grande adesão da categoria e com apoio da população, que entendeu da necessidade do retardamento no atendimento. Teve uma adesão muito grande, o que mostra que todos os bancários e bancárias estão revoltados com a proposta de índice insatisfatório, indecente, apresentada pela Fenaban. Por isso, todos demostraram indignação e se mobilizaram nesse momento em que a categoria luta por um reajuste salarial digno e valorização”, afirmou Gilberto Soares.

 

 

Na regional de Picos também houve uma forte adesão de toda a categoria, com retardamento na abertura de agências também nos município de Fronteiras e Paulistana, que fazem parte da Regional, como explicou o diretor Antônio Libório.

 

 

“Fizemos o retardamento de abertura nas duas agências do Banco do Brasil, nas duas agências da Caixa, e no BNB. Também na nossa Regional em Paulistana e Fronteiras foi retardada a abertura das agências. A categoria está mobiliada e protestando contra a proposta que os banqueiros estão apresentando, que é uma proposta indecente. Esperamos que, com essas manifestações, os banqueiros revejam e apresentem uma proposta decente para a categoria. Não aceitaremos desvalorização”, frisou Antônio Libório.

 

 

Em Parnaíba a manifestação ocorreu em frente ao Banco Itaú. Com retardamento na abertura, panfletagem e diálogo com população sobre a luta por valorização, frente aos enormes lucros dos bancos à custa do adoecimento da categoria.

 

 

“Seguimos unidos e mobilizados. É importante dialogar com a população sobre nossa luta que é justa. Nosso trabalho gera lucros enormes para os bancos, por isso merecemos ser respeitados, valorizados e poder trabalhar num ambiente saudável. Esse Dia Nacional de Luta é mais um passo nessa jornada da Campanha Nalarial que está em sua reta final. Por isso, temos que estar mobilizados e unidos nessa luta”, afirmou o diretor Paulo Roberto.

 

 

 



Fonte João Henrique Vieira / SEEBF/PI tags:» SEEBF/PI; Contraf-CUT; Campanha Nacional 2024; Dia Nacional de Luta; Regionais; Picos; Parnaíba; Floriano






Compartilhe :