Promovendo integração e formação, o Sindicato dos Bancários do Piauí (SSEBF/PI) realizou, dia 15 de dezembro, na APCEF Piauí, o Encontro de Delegadas(os) Sindicais e Diretores. Programação diversa com palestras sobre a Federação Nordeste, com o presidente da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo (de forma remota); Sindicato e seu papel na sociedade, com Odaly Medeiros (presidente da CUT Piauí e do SEEBF/PI) e o papel do Delegado Sindical, com Francisca de Assis (Presidenta do Conselho Fiscal do SEEBF/PI).

 

 

O presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Odaly Medeiros, agradeceu a presença dos diretores e delegadas, ressaltando que todos terão consciência da necessidade da organização para os desafios do próximo ano.

 

 

“2023 está terminando e começa um novo ano, com novas histórias, novas lutas. Teremos Acordos Coletivos de Trabalho para renovar e precisamos trabalhar nossa unidade. Só conseguimos as conquistas quando temos a capacidade de sair juntos na reivindicação, nas lutas e naquilo que primamos todos os dias, que é manter os direitos da classe trabalhadora. E aproveito para desejar um feliz natal e um feliz ano novo para todos os delegados, delegadas, diretores e diretoras e seus familiares. E que o Sindicato dos Bancários do Piauí continue sendo essa entidade forte, com mais e mais conquistas”, disse Odaly Medeiros.

 

 

 

A Diretora de Formação do Sindicato dos Bancários do Piauí, Glória Araújo, destacou que o objetivo do encontro foi alcançado, promovendo integração e formação no trabalho de base.

 

 

 

“Chegamos ao nosso objetivo de fazer a integração dos delegados, dar subsídio para que eles possam fazer a defesa dos colegas em cada unidade. É muito importante para que possamos realmente promover essa proximidade com o Sindicato, com a Contraf e com a nossa federação Fetrafi Nordeste. Foi maravilho e esperamos ter condições de fazer muito mais no ano que vem, que será um ano de lutas, de campanha salarial e temos que estar com todo nosso pessoal preparado para 2024”, afirmou Glória Araújo.

 

 

 

O vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Gilberto Soares, frisou a importância do papel do delegado sindical nessa sintonia do sindicato com a base, e o bom nível das palestras e do debate.

 

 

 

“Palestras importantíssimas, temas relevantes para nossa categoria. Delegado e delgada sindical são os dirigentes sindicais mais próximos da nossa base. É quem está no cotidiano das agências, o canal de direto com o sindicato e com toda a sua Diretoria. Muito importante a realização desse evento, com a participação de muitos delegados, delegadas de várias regiões do estado, além dos diretores. Mais uma vez o Sindicato está de parabéns por realizar mais esse importante encontro”, avaliou Gilberto Soares.

 

 

 

A presidenta do Conselho Fiscal do SEEBF/PI, Francisca de Assis, também ressaltou a importância do evento para a formação e fortalecimento do trabalho dos delegados e delegas na base.

 

 

 

“Foi um grande momento para nós, para o movimento sindical e para o Sindicato dos Bancários do Piauí. Uma oportunidade única para tratarmos de maneira objetiva, clara e transparente sobre esse representante. Uma integração saudável entre nós como diretores e delegados. Focado na clareza que precisamos ter da posição que nós devemos defender na representação dos trabalhadores. A luta é permanente e não podemos relaxar, haveremos sempre de ter motivos para trabalhar defendendo os interesses coletivos”, afirmou Francisca de Assis.

 

 

 

O diretor do SEEBF/PI, Arimatea Passos, lembrou as conquistas do movimento sindical no setor bancário e a importância do delegado na representação junto à base.

 

 

 

“É importante sempre ressaltar a história de lutas e conquistas do movimento sindical. Cada direito do trabalhador e trabalhadora foi conquistado com a luta organizada do movimento sindical. O delegado e delegada sindical são peças fundamentais, porque estão dentro das agências, podem acompanhar demandas locais e fazer essa conexão direta com o sindicato. Acredito que todas e todos aqui sairão ainda mais preparados para essa tarefa”, afirmou Arimatea.

 

 

 

O delegado sindical Julimar Araújo, do BNB de Piripiri, destacou a importância da formação para o trabalho na base. “É minha primeira vez participando como delegado sindical, representando a agência. É muito importante levarmos esses conhecimentos para a base. Foi um evento de bastante importância para que a gente pudesse absorver muitas coisas que, para quem estar entrando, agrega muito valor e a gente se sente bem mais preparado para atender as demandas da agência”, disse.

 

 

 

A delegada Sindical, Socorro Sousa, da agência do Banco do Brasil São Benedito em Picos, também ressaltou a importância desse momento de formação para o trabalho de representação no cotidiano da agência. “Foi uma iniciativa muito boa de reunir os delegados sindicais junto com os diretores para nos orientar no comando do dia a dia da agência. De certa forma é motivador essa importância que o sindicato está nos proporcionando, só tenho a agradecer e aproveitar para confraternizar com os colegas”, concluiu.

 

 

 

 



Fonte João Henrique Vieira / SEEBF/PI tags:» SEEBF/PI; Encontro de Delegadas e Delegados; Diretoria; Formação; Integração; Trabalho de Base






Compartilhe :