O IX Encontro de Bancários da Regional de Bom Jesus aconteceu neste sábado, 30/05, na AABB de Bom Jesus, com participação de bancários das cidades circunvizinhas como Cristino Castro, Palmeiras do Piauí, Canto do Buriti, Pio IX, Uruçuí, Barreirinhas, Manoel Emídio e Ribeiro Gonçalves.

Os diretores José Neto - Zezé (BB) e Clemilson (CEF) prepararam toda a estrutura para o encontro regional. Enquanto que os diretores Arimatea, José Ulisses, João Neto, Neide e Emiliano visitaram todas as agências e PAA´s da região, passando por Canto do Buriti, Cristino Castro, Curimatá, Corrente, Elizeu Martins, Gilbués, Parnaguá, Barreirinhas, Monte Alegre, Palmeiras, Pio IX, Uruçuí, Ribeiro Gonçalves,  Manoel Emídio e outras.

Nossa programação começou na noite da sexta-feira (29), com um torneio de futebol, onde os bancários presentes puderam brincar e se confraternizar.  As equipes formadas pela mistura dos bancos contou com atletas do Bradesco, Caixa Econômica e BNB na disputa do troféu. Numa disputa animada, o placar fechou em 6 a 3. Após a premiação, a turma se reuniu em confraternização.

As discussões giraram em torno da segurança, pelo fato daquela região movimentar muitos recursos em razão do agronegócio, os arrombamentos e explosões tem sido o que mais acontece nas unidades bancárias.  


O tema Segurança bancária foi abordado por Ronaldo Reis e Adalto Torres, técnicos em segurança e PM, que trouxeram várias informações sobre segurança pessoal e no local de trabalho,no caso os bancos. Dicas do que fazer e o que não fazer durante um assalto. Além de estratégias de segurança para os bancários.

O diretor de saúde do Sindicato dos Bancários, João Neto, abordou a temática e enfatizou a importância dos bancários procurarem os médicos e fazerem o que recomendam, como obedecer os atestados médicos, para evitar que uma pequena lesão possa levar o bancário a conseqüências mais graves. Falou também da importância do preenchimento do CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho). Muitas empresas, equivocadamente, deixam de emitir a CAT quando se verifica que não haverá necessidade do empregado se afastar do trabalho.

Ocorrendo o acidente de trabalho, independentemente de afastamento ou não, ainda que por meio período, é obrigatória a emissão da CAT por parte do empregador, sob pena de multa pelo Ministério do Trabalho.89 a R$ 6.708,88, 

dependendo da gravidade apurada pelo órgão fiscalizador. A emissão da CAT, além de se destinar para fins de controle estatísticos e epidemiológicos junto aos órgãos Federais, visa principalmente, a garantia de assistência acidentária ao empregado junto ao INSS.

O presidente Arimatea Passos falou sobre campanha salarial 2015. O destaque para o cenário econômico que se apresenta, em relação às Medidas provisórias 664 e 665, além do Projeto de Lei 4330, sobre terceirização, apontam para uma campanha que deve começar mais forte que o ano passado. Os congressos nacionais específicos por bancos acontecem na primeira quinzena de junho, e lá, as propostas serão apresentadas e posteriormente levadas às Conferências Regional e Nacional, de onde sai a minuta a ser entregue à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Na oportunidade,  Arimatea convidou todos os participantes a estarem no Encontro Estadual dos Bancários do Piauí, que acontece no final de junho, em Teresina.

Ainda dentro da programação do Encontro, foram escolhidos os delegados para participar do Congresso do BNB, 1 titular e 1 suplente, que irão juntar-se aos demais delegados de cada uma das regionais em 19 e 20/junho em Campina Grande.

O encontro terminou com um almoço, onde a categoria se confraternizou, destacando a importância do evento e a necessidade do Sindicato está perto dos seus associados.

 

 



Fonte tags:»






Compartilhe :