Organização sindical e informes jurídicos são destaques no primeiro dia da Semana do Bancário

Compartilhe :

Organização sindical e informes jurídicos são destaques no primeiro dia da Semana do Bancário

26/08/2015 Airton Ramos Regionais

 

           

Começou ontem (25),  o primeiro dia de comemoração da Semana do Bancário ocorrida no auditório do Seebf. O evento teve como palestrantes: o presidente Arimatéa Passos que falou sobre organização sindical e as advogadas Joara Rodrigues e Luciana de Melo Castelo Branco (setor jurídico  do Seebf) que tiraram dúvidas sobre diversos processos que tramitam com o objetivo de conquistar direitos bancários.

            “ Essa semana representa também, toda nossa história como categoria que sempre lutou, afinal, são 12 anos de acordo coletivo e a gente sempre tem que se unir para conquistar novas vitórias para a categoria”, explicou Arimatéa.

O presidente também falou sobre o contexto histórico da categoria, a desvinculação do comerciário, a perseguição aos bancários e a filiação a Contraf.

“ Foram muitos desafios durante todo esse tempo e a nossa maior glória foi sempre estarmos juntos para o melhor da profissão”, disse. Depois da fala do presidente, foi a vez das advogadas explicarem alguns processos que tramitam no setor. Alguns citados: a 7ª e 8ª hora,  a questão dos 15 minutos para funcionárias,  a convocação de mais funcionários para a Caixa e muitos outros. A origem do dia 28 de agosto, dia do bancário,  foi que os  trabalhadores bancários brasileiros em maio de 1951 pararam por melhores condições de trabalho. A mobilização da categoria foi pela primeira vez unificada nacionalmente.

Somente após 69 dias de paralisação, a categoria arrancou 31% de reajuste. Após o término da paralisação,  a repressão foi ainda mais acentuada. Centenas de bancários foram demitidos e as comissões por bancos foram desmanteladas pelos banqueiros. Mas, como resultado mais positivo, a greve de 1951 colocou em xeque a lei de greve do governo Dutra. A decisão por greve deflagrada em 28 de agosto de 1951, acabou por eternizar a data em comemoração nacional da categoria bancária.



Fonte tags:»






Compartilhe :