A decisão judicial que cassou a liminar que assegurava o pagamento da “gratificação de caixa” no Banco do Brasil prejudica diretamente os Caixas Efetivos de todo o Brasil que até novembro de 2017 não possuíam 10 anos na função.

 

Contudo, a categoria bancária está em plena Campanha Salarial e um dos principais eixos nesse ano de 2024 é a defesa do emprego e manutenção da renda, cujo impasse da manutenção da função dos caixas já está incluído na minuta de reinvindicações aprovada pelos bancários e bancárias e entregue a FENABAN.

 

O Sindicato dos Bancários do Piauí continuará lutando por esse direito e não aceitamos a extinção da gratificação aos caixas efetivos, em razão do princípio da irredutibilidade de salários consagrado pela nossa Constituição Federal.

 

É imperioso lembrar que a retirada da função ainda é resquício do programa de reestruturação da Empresa (PAQ) que, no ano de 2021, sob a gestão do Governo anterior com escusos interesses privatistas.

 

Naquele ano o Sindicato dos Bancários do Piauí e sua Diretoria realizaram diversas manifestações contra a decisão do BB de extinguir a função de caixa e fechamento de agências.

 

Estamos atentos e aguardando a publicação do acórdão da Justiça do Trabalho, investindo todo o capital intelectual no estudo estratégico dos recursos cabíveis contra a decisão de segunda instância.

 

Seguimos alertas e permaneceremos mobilizados para lutar, realizando os atos e manifestações necessárias para garantir o pleno direito da função de caixa, do pagamento da gratificação, e orientando a categoria oportunamente.



Fonte João Henrique Vieira (SEEBF/PI) tags:» SEEBF/PI; Direitos; Função Caixa; Banco do Brasil; Campanha Nacional 2024; Banco Público






Compartilhe :