A Campanha Nacional da categoria bancária é uma construção coletiva ouvindo os bancários e bancárias de todo o Brasil. Uma verdadeira jornada de conscientização, mobilização de luta por direitos e melhores condições de trabalho. Sindicatos de todo o país das bases sindicais, representadas pela Contraf-CUT, realizaram, dia 13, assembleias para a deliberação sobre a Minuta de Reivindicações aprovada na Conferência Nacional 2024.

 

O Sindicato dos Bancários do Piauí realizou (13/06), de forma híbrida, uma plenária explicativa, seguida de Assembleia com votação on line para apreciação da Minuta. No Piauí, a Minuta de reivindicações foi aprovada pela categoria com mais de 96% dos votos, dando início à negociação para a renovação da CCT e dos ACTs por bancos.

 

“Nossa Campanha Nacional é um processo muito democrático, e também muito aguerrido nessa luta para garantir nossos direitos e alcanças novas conquistas. Fizemos uma Consulta Nacional ouvindo as bases, definindo prioridades, aprovamos essa minuta numa Conferência Nacional, e agora cada base estadual votou nessa minuta proposta por nossa Confederação. Esse documento agora vai ser arduamente negociado com os banqueiros e iremos buscar os melhores resultados”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários, Odaly Medeiros.

 

 

O vice-presidente do SEEBF/PI, Gilberto Soares, explica que a minuta que teve, em todo o país, um índice de aprovação superior a 95% e agora será oficialmente, entregue pelo Comando Nacional dos Bancários à Fenaban, na terça-feira (18/06). “Novamente um fator fundamental foi a nossa unidade nacional. Com participação, escuta e mobilização saímos dessa assembleia com a certeza de estarmos no caminho certo para a manutenção das cláusulas conquistadas e avançar em novos direitos. Seguiremos nessa negociação com organização e luta que é a marca de nossa categoria”, disse.

 

A diretora Lusemir Carvalho, ressaltou o caráter coletivo que marca a luta da categoria bancária por seus direitos, com unidade em todo o país, a partir da mobilização em cada base regional. “As propostas que estão nessa minuta aprovada são frutos de uma ampla discussão nas esferas estaduais, regionais e nacional, refletindo verdadeiramente os anseios e a ampla representatividade da categoria”, afirmou.

 

 

A diretora do SEEBF/PI, Edilene Barros, compôs a mesa na assembleia representando os bancos privados, e destacou o orgulho de fazer parte desse momento de construção coletiva. “Esse momento foi muito importante para todos nós e sinto orgulho de fazer parte dessa história. Essa minuta que nossa categoria aprovou passou por várias discussões e representa o que almejamos e vamos lutar para conquistar”, afirmou.

 

Eixos da Minuta de Reivindicações

•Aumento real de 5% (inflação + 5%), PLR maior e ampliação de direitos

•Fim do assédio e dos instrumentos adoecedores na cobrança de metas

•Representação de todos os trabalhadores do ramo financeiro

•Defesa dos empregos, considerando os avanços tecnológicos no trabalho bancário

•Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda

•Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR

•Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva

•Ampliação da sindicalização

•Fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a classe trabalhadora na defesa de seus direitos e da democracia: eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com as pautas dos trabalhadores



Fonte João Henrique Vieira (SEEBF/PI) tags:» SEEBF/PI; CONTRAF; Assembleia; Minuta de Reivindicações; Campanha Nacional






Compartilhe :