29º CNFBNB debate desenvolvimento sustentável do Nordeste e define pautas para Campanha Nacional 2024
Compartilhe :
03/06/2024 :» João Henrique Vieira :» Regionais
(86) 3304-5907 | (86) 3085-3335 |(86)99482-5261
Compartilhe :
03/06/2024 :» João Henrique Vieira :» Regionais
O 29º Congresso dos Funcionários e Funcionárias do Banco do Nordeste (CNFBNB), realizado entre os dias 30/05 e 01/06, na cidade de Beberibe (CE), foi um momento fundamental no processo de debate e aprovação da pauta de reivindicações específicas que será negociada com a Direção do BNB, na Campanha Nacional de 2024. Entre os temas principais foram debatidos sobre os impactos dos juros na economia, os desafios das mudanças climáticas, inteligência artificial, desenvolvimento do Nordeste e defesa da Democracia.
O Piauí esteve presente com 09 representantes, entre diretores, delegados sindicais e membros da base (Lusemir Carvalho, Marcus Ribeiro, Paulo Gomes, Ciro Probo, Sônia Maria, Maria do Socorro, Hélio Maurício, Marcos Maciel e Alexandre Mendes).
A diretora do Sindicato dos Bancários do Piauí e membro da Comissão de Funcionários do BNB, Lusemir Carvalho, ressaltou que foram dias de muito aprendizado, com debates e propostas para a Mesa de Negociação específica com a Diretoria do banco, com objetivo de avançar ainda mais nas conquistas para a categoria. Após a Conferência Nacional será entregue a pauta específica à Direção do BNB, e marcado um calendário de negociação.
“Tivemos debates de grande relevância. A presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, abriu o Congresso com a palestra sobre os impactos dos juros na economia e no emprego. Seguindo a programação tivemos a palestra com o professor Túlio Barreto sobre o projeto de desenvolvimento do Nordeste, que foi engavetado pela ditadura militar; a palestra sobre a Defesa da Democracia, com a Presidenta do Sindicato de São Paulo, Neiva Maria; Mudanças Climáticas e seus impactos socioeconômicos na área de atuação da SUDENE, com o Coordenador-Geral de desenvolvimento da Sudene. Também foi debatido sobre Inteligência Artificial e seus impactos sociais no mundo do trabalho, com o Dr. Thiago Meireles, da USP”, destacou Lusemir Carvalho.
O presidente da Fetrafi-NE, Carlos Eduardo, destacou a necessidade deo BNB ser tratado com o respeito e espaço que merece no cenário brasileiro. “Não são somente bancos de desenvolvimento, comerciais ou de investimento. Todos devem ser tratados dentro daquilo que gera transformação,” afirmou. Frisando ainda a importância do debate sobre a regulamentação do sistema financeiro nacional e que os bancos não fiquem alheios às mazelas sociais do país.
Juvandia Moreira, presidenta da CONTRAF-CUT, debateu e analisou os impactos dos juros na economia e no emprego, ressaltando que no modelo capitalista atual, movido pela especulação financeira, as desigualdades e concentração de renda são ampliadas, e que é preciso ter políticas públicas que revertam esse quadro e promovam um desenvolvimento mais equitativo.
Todas as propostas debatidas e apresentadas no Congresso demonstram a preocupação dos trabalhadores e trabalhadoras do BNB com temas fundamentais para a região e para o país, e mostram a necessidade de ações concretas para enfrentar os desafios socioeconômicos e ambientais.
“Agora a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB irá assessorar o Comando Nacional nas negociações durante a Campanha Salarial. Esse 29º Congresso reafirmou ainda mais o compromisso, tanto dos funcionários e funcionárias, quanto dos lideres sindicais com pauta de um desenvolvimento justo e sustentável para nossa região, tendo um BNB forte e atuante nesse processo de crescimento econômico e de combate às desigualdades regionais”, concluiu a diretora Lusemir Carvalho.
Fonte João Henrique Vieira (SEEBF/PI) com informações Fetrafi/NE tags:» SEEBF/PI; CNFBNB; BNB; Campanha Nacional; Direitos; Nordeste
Compartilhe :