Após uma parada de três anos por conta da pandemia da Covid-19, a Corrida Fenae do Pessoal da Caixa retorna com força total. É a 12ª Edição de uma corrida que conquistou o público e se consolida como uma das maiores do estado. A edição 2023 acontece dia 21 de maio (domingo), a partir das 6h30 da manhã, com largada partindo do Clube da Apcef, em Teresina.

 

 

O Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI) é um dos parceiros do evento e disponibiliza 50 vagas gratuitas para os associados e associadas, que podem fazer a inscrição de forma presencial no sindicato (ou enviando a ficha preenchida pelo whatsapp da secretaria do SEEBF/PI).

 

 

A diretora do SEEBF/PI e da Apcef Piauí, Glória Araújo, explica que a corrida, que começou de forma amadora, já está na décima segunda edição, extrapolando inclusive o âmbito da Apcef.

 

 

“Agora é uma corrida da comunidade e uma das maiores do Piauí. Queremos estimular realmente a prática esportiva, combater o sedentarismo. O profissional bancário é muitas vezes sedentário até pelo modo do trabalho e falta de tempo. Essa corrida é mais um incentivo também para a categoria. Teremos quatro modalidades, corridas de 5km e 10km; caminhada de 3 km, e a categoria de superação, incluindo pessoas cadeirantes e outros tipos de PCD. Teremos toda uma estrutura de segurança, com hidratação, apoio da Strans, ambulâncias. É um evento com foco na saúde e esperamos que todos e todas compareçam”, disse Glória Araújo.

 

 

O presidente do SEEBF/PI, Odaly Medeiros, ressalta a que a saúde e qualidade de vida na categoria têm sido prioridades no sindicato. “Desenvolvemos diversas ações e parcerias em prol da saúde dos bancários e bancárias do Piauí. Estamos oferecendo essas 50 vagas, e incentivamos que todos participem. Nosso ritmo de trabalho acaba nos levando ao sedentarismo. E oportunidades como essas são importantes para se movimentar e priorizar uma vida mais saudável com atividades físicas que geram inúmeros benefícios para nossa qualidade de vida”, disse Odaly Medeiros.

 

 

Atividade Física e Saúde

O psicólogo Ricardo Cruz, explica que a prática de atividade física melhora a autoestima, proporciona sensação de bem estar e ajuda a diminuir as chances de desenvolvimento de problemas psicológicos, como a depressão e stress.

 

 

“A atividade física libera a endorfina no nosso cérebro, que traz benefícios, como melhora da memória, elevação do humor, aumento da disposição física e mental, melhora da concentração, fortalecimento do sistema imunológico, alívio de dores e tensões musculares, e melhora na qualidade do sono”, explica Ricardo Cruz.

 

Pesquisa Saúde e Bem Estar dos Bancários do Piauí

A pesquisa realizada com os bancários piauienses identificou que, apesar de 56,7% dos bancários piauienses serem adeptos de atividades físicas, 84,4% sentem dores musculares com frequência, e 61% se queixam da qualidade do sono. Questões essas que poderiam ser minimizadas com exercício físico.

 

 

“Seja no stress bancário, na ansiedade, na depressão, na síndrome do pânico, do medo, a atividade física possibilita a diminuição desses desconfortos emocionais. Dados da OMS dizem que uma pessoa adulta deve dar pelo menos 10 mil passos por dia para ser considerada fisicamente ativa, o que equivale em média a 30 minutos por dia. A grande questão é a constância da atividade, por mais simples e pontual que ela seja”, afirma Ricardo.

 

 

O importante é se movimentar

O psicólogo Ricardo Cruz conclui destacando que quando a pessoa não consegue sozinha, o importante é a busca de um profissional de saúde. “Às vezes eu faço tentativas, mas não consigo, então buscar um psicólogo, um médico ou um nutricionista podem ser componentes profissionais para motivar a me manter ativo. O importante é se movimentar o máximo possível, porque a vida é movimento!”, Conclui Ricardo Cruz.

 

Para mais informações e inscrição dos bancários e bancárias associadas para as vagas disponibilizadas pelo SEEBF/PI, entrar em contato pelo whatsapp (86 3304-5907). As vagas ofertadas pelo sindicato estão disponíveis por ordem inscrição até o limite de 50 inscrições.

 

 

Clique aqui e conheça a pesquisa Levantamento de Saúde e Bem Estar dos Bancários do Piauí



Fonte João Henrique Vieira / SEEBF/PI tags:» 12ª Corrida Fenae do Pessoal da Caixa; Apcef; Corrida; Caminhada; Saúde






Compartilhe :