A assinatura do acordo coletivo específico dos funcionários e funcionárias do Banco do Nordeste do Brasil foi mais um capítulo na história vitoriosa da Campanha Nacional 2022. O acordo foi assinado na terça-feira (06/09), em Fortaleza (CE), pelo Comando Nacional dos Bancários, assessorado pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB, e a Direção do banco. O ACT específico do BNB foi aprovado por mais de 60% dos funcionários do banco.

O presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI), Odaly Medeiros, reafirmou o momento desafiador da Campanha Nacional e a luta pela manutenção de direitos e avanços.

 

“Foi uma negociação muito cansativa, mas conseguimos um acordo aprovado em média por mais de 60% da categoria em todo o país. Do ponto de vista da manutenção de direitos nós vencemos e não houve nenhum direito a menos. Isso é fundamental. A conjuntura política não é favorável à classe trabalhadora e foi um esforço muito grande. Assinamos o acordo do BNB e tudo que está assegurado na nossa CCT foi também para o acordo específico, com alguns aspectos que cada acordo específico tem. Imediatamente após a assinatura do acordo, a Direção do BNB já anunciou o pagamento da PLR, isso é importante e já mostra os resultados desse acordo”, disse Odaly Medeiros. 


O diretor do SEEBF/PI e funcionário do BNB, Marcus Ribeiro, também destacou o esforço das entidades sindicais, com alguns avanços, e a importância de seguir acompanhando o cumprimento do acordo.

 

“O momento é importante, uma vez que representa o esforço das entidades sindicais e da luta da categoria em prol da manutenção dos nossos direitos. Reconhecemos o avanço em alguns temas, como o teletrabalho, combate ao assédio moral e sexual, o item de concorrência com uma maior transparência. Continua uma mesa de negociação permanente com o banco para que possamos, durante a vigência do acordo, tratar os problemas que forem surgindo. De agora em diante é vigiar o cumprimento do acordo”, afirmou Marcus Ribeiro.

 

O secretário geral da Contraf-CUT, Gustavo Tabatinga frisou que o resultado das negociações garantiu a manutenção de direitos. “Esse é um momento de celebrar a garantia de direitos. Foram mais de dois meses negociando para construir um acordo satisfatório para todos”, disse Gustavo.

 

O presidente da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo comentou que apesar do cenário difícil para os trabalhadores, os bancários são a primeira categoria que, em nível nacional, avançou no combate ao assédio. “A categoria conquistou a garantia de combate ao assédio sexual, além da regulamentação do teletrabalho, discussão das metas. Através do processo negocial, celebramos não só esse acordo, mas o fortalecimento do BNB”, ressaltou Carlos Eduardo.

 

Veja mais fotos

 



Fonte Matéria João Henrique Vieira com informações SEEB/CE tags:»






Compartilhe :