Muitas vezes, a luta de um sindicato em defesa dos direitos da categoria é uma verdadeira jornada até vitória. Assim foi o trabalho determinado do Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI) para garantir na Justiça a reintegração do bancário Juraci de Sousa Filho ao banco Santander (Processo Nº 0080403-21.2020.5.22.0000 – TRT-PI 22ª), que retornou ao emprego nesta segunda-feira (27/06), na agência Santander Jóquei. 

 

O Acórdão do Tribunal Regional do Trabalho - 22ª Região declarou nula a demissão e determinou a reintegração ao emprego e restabelecimento dos benefícios do contrato. Juraci de Sousa, que trabalha no banco há 32 anos no banco, foi desligado em 2020, quando retornava após cirurgia relativa a acidade de trabalho – mesmo não tendo feito na época a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).

 

“Em agosto 2021 foi a primeira reintegração. Só que ao retornar, o banco me demitiu novamente. Relatei a situação para o Jurídico do Sindicato, que acionou a Justiça, que mandou reintegrar novamente, ainda em dezembro de 2021. Mas foi da mesma forma, fiz exame de retorno, voltei e fui demitido na sequência. Mais uma vez repassei a situação ao Sindicato, que novamente acionou a Justiça, que mais uma vez mandou reintegrar, e estou retornado hoje. Dessa vez, o banco não demitiu em seguida, como fez nas vezes anteriores”, contou Juraci.

 

O bancário reintegrado relata a frustração de retornar e ser novamente demitido, mas destaca o apoio que o SEEBF/PI ofereceu desde o início. Foram dois anos de batalha, mas a vitória veio com o apoio do sindicato.

“Fui muito bem recebido no sindicato, que me amparou e de lá para cá tentamos a reintegração. Tudo eu relato ao sindicato, à Dra. Luciana Castelo Branco, advogada que acompanhou meu caso, aviso aos diretores, deixo eles a par do que acontece. O presidente Odaly Medeiros sempre me atendeu prontamente, assim como todos os diretores. Às vezes eu me sentia sem esperança, ansioso, e a Dra. Luciana me acalmava e dizia que iríamos conseguir. Estou sendo muito bem assistido pelo sindicato”, afirmou Juaraci de Sousa.

 

O diretor do SEEBF/PI, Edvaldo Cunha, acompanhou a reintegração e ressaltou a importância do sindicato e o trabalho incansável em defesa da categoria. 

“A Justiça pediu uma perícia judicial e foi constatado que é um problema de saúde relativo ao trabalho, por isso determinou a reintegração mais uma vez, e que esperamos que dessa vez seja definitiva. O SEEBF/PI existe justamente para defender os bancários e bancárias do Piauí. Às vezes demora, mas no final, assim como esse, nós logramos êxito. É mais um motivo para você confiar no seu sindicato, se sindicalizar, porque o sindicato está sempre na defesa da categoria. É esse o nosso trabalho, e fazemos incansavelmente”, concluiu Edvaldo Cunha.


____
Matéria e Fotos: João Henrique Vieira



Fonte tags:»






Compartilhe :