SEEBF/PI e APCEF/PI visitam agências bancárias em campanha contra CGPAR 23 e alertam empregados sobre retrocessos
Compartilhe :
30/07/2021 :» Leal Comunicação & Assessoria :» Regionais
(86) 3304-5907 | (86) 3085-3335 |(86)99482-5261
Compartilhe :
30/07/2021 :» Leal Comunicação & Assessoria :» Regionais
Bancários do Piauí participaram de mais uma ação em defesa do Saúde Caixa. Em Teresina, na quinta-feira (29/07), os bancários visitaram quase todas as agências da Caixa na cidade durante a campanha. Representantes do Sindicato dos Bancários do Piauí, como o presidente Odaly Medeiros, e da Apcef/PI, como a presidente Glória Araújo, foram até a agência Conselheiro Saraiva para conversar com os empregados bancários.
“A atual direção da Caixa apresentou novas propostas, atendendo uma resolução do Governo Federal, uma CGPAR 23. Essas propostas são muito ruins para nossa categoria de bancários e funcionários da Caixa”, criticou Odaly Medeiros.
“A nossa campanha é de sensibilização na defesa do Saúde Caixa, da importância que tem da gente estar sensibilizando nossos colegas. Nós fizemos encaminhamentos de ofícios para a nossa bancada do Senado aqui do Piauí, através do Ciro Nogueira, do Elmano Férrer e do Marcelo Castro, solicitando todo o apoio”, destacou a presidente da Apcef/PI, Glória Araújo.
As ações em defesa do Saúde Caixa estão acontecendo desde a terça-feira (27/07) e têm como foco principal a disseminação dos prejuízos que a CGPAR 23 trará para o plano de saúde dos empregados da Caixa. Entre eles está, segundo Glória Araújo, o aumento na participação do colaborador da CEF no custeio do plano.
“Se for aplicado a CGPAR 23, teremos um aumento considerável no custeio do nosso plano”, pontuou Araújo ao explicar ainda que atualmente a Caixa arca com 70% do custeio do plano e o empregado com 30%. Com a aprovação da resolução da CGPAR 23 essa participação pode ser de 50% para ambas as partes.
“E há um risco altíssimo de duplicar ou até triplicar o valor da mensalidade para cada um. O que vai tornar inviável, principalmente para os aposentados, que poderão não ter condições de pagar o plano de saúde”, lamentou a presidente da Apcef/PI.
As ações nas agências da Caixa buscam informar aos empregados o tamanho do retrocesso que a resolução CGPAR 23 trará. É mais uma artimanha da iniciativa privada que quer a qualquer custo tomar de conta do Saúde Caixa.
“Fica inviável esse plano de saúde para o atendimento desses trabalhadores. A proposta ainda individualiza os beneficiários e seus dependentes, ou seja, quem tem quatro ou cinco dependentes passará a pagar individualmente, o que hoje a gente paga pela quantidade de dependentes. Então, estamos incrementando mais fortemente essa campanha em defesa do nosso Saúde Caixa porque se a Caixa conseguir implementar essas alterações, essas mudanças nas regras do plano inviabilização o benefício para os trabalhadores”, concluiu Odaly Medeiros.
VACINAÇÃO DE BANCÁRIOS NO PIAUÍ
Outro ponto que foi abordado nas visitas às agências é a vacinação dos bancários no Piauí. Atualmente, o Piauí é destaque nacionalmente porque é o único estado que conseguiu vacinar todos os empregados, pelo menos com a primeira dose.
“A gente conseguiu incluir no plano de vacinação todos os empregados e prestadores, como vigilantes, secretárias, estagiários, telefonistas, copeiras. Todas as pessoas que fazem parte de uma unidade bancária também tiveram acesso à vacinação”, comemorou Glória Araújo.
Odaly Medeiros destacou também, durante a visita, as dificuldades que o sindicato enfrentou para incluir os bancários na vacinação contra a Covid-19 no Piauí. “Nossa categoria cobrava todos os dias, com justa razão, e a gente sempre buscando nas autoridades esse atendimento”, relembrou Medeiros.
“O fato é que o governador nos atendeu, agora no início de julho, com esse empenho nesse processo de vacinação. Ele colocou, através do secretário de Saúde, Florentino Neto, a categoria no Plano Estadual de Imunização, liberando a quantidade de vacina para os municípios para o atendimento dos bancários e bancárias”, pontuou o presidente do SEEBF/PI.
Quase 100% dos bancários no Piauí já foram imunizados contra o coronavírus. Além dos bancários e bancárias, os prestadores de serviços também foram incluídos no mesmo Plano Estadual de Imunização.
INTIMIDAÇÃO
Além disso, os empregados da Caixa foram alertados sobre o lançamento de um site exclusivo para denúncias contra os empregados da Caixa. “Isso é um risco seríssimo. Na verdade, um site de intimidação. Mais um site para perseguição junto aos empregados da Caixa. Estamos vigilantes. Fomos fazer a visita no intuito de socializar essas informações juntos aos empregados”, concluiu a presidente da Apcef/PI.
SAIBA MAIS SOBRE O CANAL DE DENÚNCIAS, CLICANDO AQUI.
“Vamos continuar visitando as agências da Caixa Econômica, levando essa campanha para manter o Saúde Caixa viável e capaz de atender a necessidade desses trabalhadores do ramo financeiro da Caixa Econômica”, finalizou Odaly.
FOTOS
Fotos: João Henrique Vieira
Fonte tags:»
Compartilhe :