Encontro das Regionais Delta e Sete Cidades inicia os debates para Campanha Nacional 2020
Compartilhe :
16/03/2020 :» João Henrique Vieira :» Regionais
(86) 3304-5907 | (86) 3085-3335 |(86)99482-5261
Compartilhe :
16/03/2020 :» João Henrique Vieira :» Regionais
Iniciando a jornada de debates e construção de pautas para a Campanha Nacional dos Bancários em 2020, o Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI) realizou o 14º Encontro das Regionais Delta e Sete Cidades. Este ano, o encontro, que aconteceu na AABB de Parnaíba, reuniu bancários e bancárias das cidades que compõem as duas Regionais.
O presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Odaly Medeiros, ressaltou o início da mobilização até o Encontro Estadual e que a organização é saída para esse momento de crise. “Não é apenas um processo local, mas algo que permeia o mundo todo. Mas temos saída para os problemas com o despertar das pessoas a compreender a gravidade do problema e buscar caminhos, e esse caminho é a organização. Nosso encontro busca essa organização dos trabalhadores para reverter esse quadro deprimente que vivemos no país. Precisamos trabalhar a defesa do povo brasileiro em todos os âmbitos, construir juntos a resistência e a transformação”, afimou Odaly.
O professor de Ciência Política, Manuel Domingos fez em sua palestra um apanhado dos eventos histórico-políticos que permitem compreender a conjuntura atual e destacou a força da categoria bancária na mobilização e resistência.
“Só podemos compreender o que se passa no Brasil se levarmos em conta o que ocorre no mundo. As lideranças políticas, movimentos sociais, sindicais e religiosos sensíveis à democracia e à situação do povo, precisam defender o país, que está sendo alvo dos tubarões das finanças internacionais, retirando nossa soberania e as condições de vida da sociedade. É necessário esclarecimento e mobilização. Os bancários são uma categoria fundamental. À medida que ganhe consciência e se mobilize, ela pode atingir duramente o setor dos banqueiros, um dos que mais se beneficiam dessa calamidade social que vivenciamos com a aplicação das políticas neoliberais”, afirmou Manuel.
O vice-presidente do SEEBF-PI, Gilberto Soares, destacou o sentimento de dever cumprido iniciando a mobilização para a Campanha Nacional. “Esse é primeiro encontro de uma programação que inicia a mobilização da categoria bancária para nossa Campanha Salarial 2020. É o início das discussões, anseios e pautas da categoria bancária em torno de nossa negociação da Campanha Salarial. Esse encontro é o fórum que o sindicato dispõe para discussão de nossa pauta. Cumprimos nossa missão de mobilização, debatendo com a categoria. Estamos com o sentimento de dever cumprido”, afirmou Gilberto.
O diretor do SEEBF-PI, Arimatea Passos, também destacou o Encontro como o início de uma jornada de mobilização. “Temos que criar no movimento sindical bancário uma grande resistência em todo país para manter, e se possível ampliar, os acordos assinados. As pessoas que vieram viram a necessidade de lutar por esse acordo, e lutar unidos, juntos, irmos para as ruas, mobilizar a população. Iniciamos uma jornada local até chegar ao nosso Encontro Estadual com uma pauta construída por toda a categoria”, disse Arimatea.
O diretor do SEEBF-PI, Marcus Vinícius, comentou sobre os últimos acordos assinados por dois anos. “Foi justamente no período em que tive várias reformas, com a Lei da Terceirização, Reforma Previdenciária e Trabalhista e já no governo atual uma série de Medidas Provisórias contra trabalhador e contra sindicatos. Nosso Acordo tem sido nossa tábua de salvação. Temos que reforçar o movimento. O que vai definir o sucesso ou não da Campanha Salarial é o envolvimento dos bancários e bancárias”, afirmou Marcus.
Fonte SEEBF-PI tags:» Encontro, Regionais Delta e Sete Cidades, SEEBF-PI, Sindicato, Campanha Nacional 2020
Compartilhe :