O Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI) realizou nesta quinta-feira (13/02) mais um Dia Nacional de Luta, dialogando com a sociedade e mobilizando funcionários e funcionárias em defesa da Caixa 100% Pública, contra a reestruturação e reforçando a campanha #ACAIXAÉTODASUA. Como protesto, no Piauí os diretores do SEEBF-PI, Apcef Piauí e funcionários vestidos de preto retardaram a abertura da agência Caixa Costa e Silva, no Centro de Teresina.

 

 

O presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Odaly Medeiros, ressaltou a luta contra a reestruturação, que por hora está suspensa por liminar (CEE/Caixa conseguiu suspender todo o processo de reestruturação, por meio de uma liminar).

 

 

“Essa reestruturação ameaça com fechamento e redução de agências a postos de atendimento, fecha 32 superintendências em todo o país, desloca funcionários para outras unidades, até mesmo para fora do seu Estado; também há a venda de ativos, entre outras medidas, e isso é preocupante. O Sindicato sempre estará firme na defesa de nossos bancos públicos, dos direitos conquistados, para que não que se implemente nenhum programa sem passar por uma mesa de negociação que represente os trabalhadores. Não vamos desistir e manteremos a luta em defesa da Caixa e de seus empregados e empregadas”, afirmou Odaly.

 

 

A presidenta da Apcef Piauí, Gloria Araújo, destacou a importância do diálogo direto com a população. “É necessário que a gente dialogue com a população, esclarecendo sobre o desmonte que está acontecendo na Caixa, no Banco do Brasil, no BNB. Quanto mais a gente disseminar e esclarecer a população, mais respaldo teremos para manter a Caixa 100% pública, não fechar agências e combater todos os ataques contra esse patrimônio brasileiro. O Governo federal está fatiando a Caixa, todo dia é um ataque e temos que resistir e assim estamos lutando”, disse Glória.

 

 

Francisca de Assis, membro da Feanae, também ressaltou a importância do esclarecimento sobre o papal das empresas públicas. “Estamos denunciando o desmonte feito pelo Governo federal. Todos os trabalhadores que dependem dos bancos públicos vão sentir os efeitos do desmonte e da redução das empresas públicas. Nossa luta é para que as empresas públicas sejam preservadas, porque a sociedade depende do que é público na educação, saúde, moradia, Previdência, segurança. Nossa tarefa é esclarecer aquilo que a grande imprensa nunca vai dizer. É esclarecer a sociedade da importância de preservar os serviços públicos”, enfatizou De Assis.

 

 

O diretor do SEEBF-PI, Arimatea Passo, reforçou a importância da mobilização constante e do envolvimento de todos. “A Caixa é o banco que mais direciona seus recursos para a população mais carente, é o banco mais social do país. É fundamental que a população compreenda a importância da Caixa, que está em risco. Fizemos essa mobilização mostrando a importância de manter a Caixa como ele é, para a população, para os clientes. É importante manter essa mobilização constante, envolvendo os empregados, os clientes e os dirigentes sindicais, enquanto essa ameaça não passar”, afirmou Arimatea.

 

 

 



Fonte SEEBF-PI tags:» Dia Nacional de luta na Caixa, SEEBF-PI, Apcef Piauí, Banco Público, Caixa 100% Pública, A Caixa é toda sua






Compartilhe :