Mais uma edição do Novembro Azul do Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI) expandiu a rede de informações e conhecimentos em benefício da saúde do homem. Na edição de 2019, realizada dia 21/11, o SEEBF-PI promoveu mais um momento de reflexões e esclarecimentos, com palestra sobre a saúde emocional do homem, com o psicólogo Ricardo Cruz.

 

 

Ricardo Cruz ressaltou a importância do Sindicato dos Bancários do Piauí ampliar aspectos e debates sobre a saúde masculina, abordando o viés das emoções e qualidade de vida, de melhor entender as emoções e as forma de lidar com elas.

 

 

“A gente refletiu sobre educar essa nova geração de homens para que tenham capacidade de fazer mais gestão das emoções, pensar a emoção como algo que vai melhorar a qualidade de vida. Quando a gente começa a refletir sobre isso, na perspectiva do homem, a gente rompe o paradigma cultural do machismo, tão enraizado na sociedade brasileira. Pensar como está a saúde mental e o que fazer para melhorar e conviver com ela, porque a alegria, tristeza, decepções, todas essas emoções fazem parte da vida humana, o desafio é aprender a lidar melhor com essas emoções no nosso cotidiano”, disse Ricardo.

 

 

O diretor de Aposentados do SEEBF-PI, Francisco Reis, destacou a importância de fortalecer a campanha Novembro Azul junto à categoria bancária. “Essa campanha é muito interessante, porque mexe muito com a vida da gente, das pessoas que estão ligadas à gente e das pessoas que lá na frente vão precisar muito disso que estamos fazendo aqui, compartilhando informações. Nós do Sindicato nos sentimos felizes com esse tipo de evento, porque estamos trazendo conhecimento e compartilhando com os colegas. Quanto mais pessoas se envolverem nessa campanha, melhor para fortalecer essa rede de cuidados com a saúde do homem, por isso esta companha é tão importante”, avaliou Francisco Reis.

 

 

O presidente do SEEBF-PI, Odaly Medeiros, destacou que para o Sindicato é muito importante fortalecer essas campanhas de valorização da saúde. “O Sindicato promoveu o Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio; o Outubro Rosa de combate ao câncer de mama e agora conclui com o Novembro Azul. Isso reflete um sindicato preocupado com a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, além de uma sintonia com temas e debates relevante para a sociedade em geral”, disse Odaly.

 

 

Saúde do Homem

 

O mês de novembro amplia o debate sobre a importância de os homens cuidarem da saúde, fazerem exames de prevenção, tanto da próstata, quanto da saúde em geral.  Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostram que a cada dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata, e aproximadamente 03 milhões vivem com a doença, que representa a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. Para 2019, são estimados 68.220 novos casos, segundo o instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

 

 

Mais informações no www.portaldaurologia.org.br



Fonte SEEBF-PI tags:» Novembro Azul, Prevenção, SEEBF-PI, Portal da Urologia, SBU






Compartilhe :