Esclarecer e aprofundar o debate sobre a importância de votar Sim para a proposta de reforma estatutária da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) foi o objetivo principal que reuniu associados e associadas, da ativa e aposentados, da Cassi no Piauí na quarta-feira (13/11), na AABB em Teresina. O evento reuniu entidades representativas dos associados à Cassi, ampliando o contexto do debate.

 

 

A votação será de 18 a 28 de novembro e a proposta busca garantir a recuperação da Cassi e reversão dos indicadores que motivaram a instauração da “direção fiscal” pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

 

 

“Mais que apenas aderir ao Sim, é importante aderir por convicção, saber que é um momento único que temos de salvar a Cassi. Como o próprio nome da campanha diz, essa proposta pode salvar a Cassi. Ouvimos, discutimos, tiramos as dúvidas e reafirmamos nosso compromisso com a Cassi. O Sindicato começou a campanha pela capital e estamos expandindo. Vamos levar a campanha em defesa do Sim a todas as Regionais, através de nossos diretores e delegados”, disse Gilberto Machado, vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí e associado da Cassi.

 

 

O diretor Regional da ANABB e também diretor do SEEBF-PI, Francisco Matos, também reforça a importância de agir em defesa da Cassi. “Nós da ANABB e do movimento sindical viemos trabalhando essa sustentabilidade da Cassi há mais de dez anos. Na atual conjuntura somos favoráveis a essa proposta, o Sim, pelo momento político. Não é uma proposta ideal, mas é uma proposta possível no momento. A Cassi tem mais de 800 mil vidas. O mercado dos planos de saúde é cruel. Para manter o nosso plano de saúde, temos que aprovar o Sim, essa é nossa orientação”, afirmou Matos.

 

Esclarecimentos

 

O gerente da Cassi no Piauí, Alexandre Vieira, fez a apresentação da proposta, esclareceu dúvidas e ressaltou a importância de participar da votação. “O índice de abstenção que teve aqui na última consulta foi muito grande, 42%, então nosso papel aqui é tirar dúvidas, mostrar o benefício que essa proposta traz para a sustentabilidade financeira da Cassi para os próximos anos. Governança, custeio, estrutura, essas são as principais dúvidas. Mostrar que será mantida a estrutura. Em relação a governança, o presidente da Cassi vai ter poder só para decisões meramente administrativas. E principalmente a questão do custeio, o que vai entrar de aporte financeiro na Cassi com essa nova proposta de remuneração por depende”, disse Alexandre.  

 

 

Pedro Primo, coordenador do Conselho de Usuários da Cassi no Piauí também destacou a importância do esclarecimento e do voto no Sim. “O principal nesse momento é a situação da Cassi no contexto financeiro. A ANS entrou com a direção fiscal e pediu para a Cassi uma proposta de saneamento até 22 de novembro. Essa é a proposta que estamos submetendo ao corpo social para poder apresentar para a ANS. Se não conseguirmos aprovar, não sabemos o que vai acontecer depois dessa data, o que está previsto é a alienação da carteira ou a liquidação. A situação da Cassi é crítica e nós acreditamos que os associados não vão deixar isso acontecer”, enfatizou Pedro.

 

 

O presidente da AAFBB Teresina, Francisco Vasconcelos, também reforçou a importância da reunião e do voto no Sim. “É importantíssimo e necessário para que todo mundo se conscientize da necessidade de aprovar essa proposta, porque não tem outra saída. Essa é uma proposta razoável”, ponderou Francisco.

 

Odaly Medeiros, presidente do SEEBF-PI, também ressaltou a importância da votação no Sim. “É importante destacar que a proposta é fruto de várias etapas de negociação das entidades com a Direção do Banco do Brasil. O contexto não é fácil e dentro do possível essa proposta aponta para algo muito importante, que é a sustentabilidade da Cassi”, afirmou Odaly.



Fonte SEEBF-PI tags:» Cassi, Voto Sim, Reunião, SEEBF-PI






Compartilhe :