Representantes da CUT Piauí tomam posse no Conselho Estadual de Meio Ambiente
Compartilhe :
19/07/2019 :» João Henrique Vieira :» Regionais
(86) 3304-5907 | (86) 3085-3335 |(86)99482-5261
Compartilhe :
19/07/2019 :» João Henrique Vieira :» Regionais
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) deu posse, dia 18/07, a novos membros do Conselho Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do Estado do Piauí (CONSEMA). Diversos órgãos representativos da sociedade civil compõem o Conselho, dentre eles, a Central Única dos Trabalhadores no Piauí (CUT), representada pelos diretores do Sindicato dos bancários do Piauí (SEEBF-PI) Lusemir Carvalho (titular) e Emiliano Coelho (suplente).
A secretária estadual de meio ambiente do Estado, Sádia Castro, ressaltou a presença dos órgãos representantes e comentou a importância do Conselho, instância prevista na Legislação estadual de meio ambiente.
“É importante porque é um órgão deliberativo, que orienta as diretrizes e normas das ações na Secretaria de meio ambiente, e é mais importante ainda, porque são os olhos da sociedade dentro da Semar, porque tem vários órgãos representativos da sociedade. Um colegiado que acompanha, opina, delibera sobre as ações relacionadas aos recursos naturais do Piauí. É como se fossem o cidadão e a cidadã brasileira que estivessem ali, acompanhando e deliberando sobre as ações ambientais”, afirmou a secretária Sádia Castro.
A diretora do SEEBF-PI, Lusemir Carvalho, indicada como titular representante da CUT Piauí comentou que é muito importante a participação no Conselho, já que vivemos um momento atípico no Brasil, com ataques a todas essas instâncias de participação da sociedade.
“Esses conselhos são muito importantes, pois criam normas e diretrizes para as questões ambientais. Enquanto secretária de meio ambiente da CUT Piauí, nós já fizemos um projeto de meio de ambiente e entregamos para o Estado e município, a CUT trabalha dessa forma. Esperamos contribuir da melhor forma possível, participar das reuniões, e que as políticas ambientais realmente se concretizem, sejam de fato colocadas em prática para a preservação de nosso meio ambiente”, afirmou Lusemir.
Na ocasião foi formalizada a criação da Câmara Técnica de Licenciamento Ambiental, instância dentro do CONSEMA que dará aval ao ICMS Ecológico, que está em fase de implantação no Estado do Piauí. Além de conselheira, a diretora Lusemir Carvalho, foi escolhida suplente na Câmara Técnica.
“É um trabalho muito importante. Vou buscar cada vez mais conhecimento sobre essas questões, para poder não apenas participar, mas colaborar, aprender e contribuir. Essa iniciativa do ICMS Ecológico irá incentivar os municípios a terem boas práticas e maior preocupação com a questão ambiental e isso é muito importante”, disse Lusemir.
Composição da Câmara Técnica de Licenciamento Ambiental
Titulares:
- Crea Piauí
- OAB Piauí
- Setur Piauí
Suplentes:
- CUT Piauí
- Fiepi
- Avep
- Alepi
- Sedet
- Seapi
Fonte SEEBF-PI tags:» Posse CONSEMA, Conselho Meio Ambiente, CUT Piauí, SEEBF-PI
Compartilhe :