Bancários elegem, por unanimidade, a comissão eleitoral que comandará o processo de escolha da nova diretoria do SEEBF-PI

Compartilhe :

Bancários elegem, por unanimidade, a comissão eleitoral que comandará o processo de escolha da nova diretoria do SEEBF-PI

15/04/2019 Gilson Alves Rocha Regionais

Os bancários se reuniram em assembleia no sábado (13/03), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Teresina e, por unanimidade, votaram e elegeram a Comissão Eleitoral que vai ser responsável pela eleição da nova diretoria do Sindicato dos Bancários do Piauí que acontecerá nos dias 18 e 19 de junho de 2019. A comissão ficou composta por José Agostinho Neto, Otílio Rocha Veras Filho, Elpídio Alves Pereira, José Marreiros Filho, Luiz Bruno Carvalho, José Ideraldo Beline de Sousa e Gilberto Fernandes da Silva.

Na abertura dos trabalhos, o presidente do SEEBF-PI, Arimatéa Passo, destacou a importância da comissão eleitoral. “Ela tem uma característica muito importante porque tem o respeito e respaldo dos bancários para conduzir a eleição. Vejo isso como positivo, pois foi eleita em assembleia como reza o estatuto e para começar esse processo bem organizado que vai culminar com a eleição de uma chapa que também vai ter o respaldo dos bancários porque vai ser eleita pelos bancários”, avalia.

Ele reforça ter iniciado o processo de renovação do SEEBF-PI com a eleição da comissão, cujos nomes não foram contestados pela categoria.

Para diretora Francisca de Assis Araújo, “a comissão eleitoral de qualquer entidade quando é composta, tem o papel de legislar a eleição. O estatuto da entidade já estabelece quais são as regras gerais, mas é a comissão eleitoral que tira as falhas se tiver alguma coisa, complementa e esclarece os pontos que possam apresentar dúvidas, e essa comissão passa a ser o tribunal eleitoral”, esclarece, acrescentando ser importante ter lisura na hora de fazer a eleição, bem como para administrar a entidade, “pois o ideal é começar preocupado em montar uma equipe de comissão eleitoral que tenha o cuidado, o zelo e a dedicação de conduzir a eleição para que tenha a maior participação e maior alcance da eleição, e a gente possa transparecer a confiança e determinação de fazer todos os itens de uma eleição”, frisa.

Por sua vez, Gustavo Tabatinga, secretário geral da Contraf-CUT, ressalta que “a eleição da comissão eleitoral é um dos passos mais importantes para que o processo eleitoral e a democracia aconteçam dentro do sindicato. É aqui que, democraticamente, os bancários podem expressar de qual forma e quem vai conduzir esse processo”, complementa.

No momento de grandes ataques que o movimento sindical e os trabalhadores estão sofrendo pelo governo de Jair Bolsonaro, segundo pondera Gustavo, “é importante a gente conseguir reunir tanta gente para darmos esse início e isso é uma resposta muito boa que os bancários do Piauí estão dando ao governo, dizendo que vão estar presentes na luta”, conclui.



Fonte Gilson Rocha tags:» eleição comissão eleitoral






Compartilhe :