Mobilização e paralisação na Caixa Conselheiro Saraiva na sexta (15) no Dia Nacional de Luta
Compartilhe :
13/03/2019 :» João Henrique Vieira :» Regionais
(86) 3304-5907 | (86) 3085-3335 |(86)99482-5261
Compartilhe :
13/03/2019 :» João Henrique Vieira :» Regionais
Em defesa da Caixa 100% pública, o Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI) realiza na sexta-feira (15/03) o Dia Nacional de Luta da Caixa, com mobilização a partir das 08h e paralisação do atendimento das 10h às 12h na agência Conselheiro Saraiva, na Praça Rio Branco, centro de Teresina.
O vice- presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Odaly Medeiros, ressalta que esse movimento em defesa dos bancos públicos já acontece em todo país há alguns anos, e agora deve se intensificar devido aos ataques de desmonte, fatiamento e privatizações, principalmente contra a Caixa, o único banco federal ainda 100% público.
“Estamos em todo o Brasil com essa campanha em defesa dos Bancos Públicos e dessa vez estamos com esse Dia de Luta em Defesa da Caixa 100% pública. É o banco do povo, o banco dos projetos sociais que a sociedade precisa mais do que nunca. Além da categoria precisamos do apoio de toda a sociedade em defesa desse grande patrimônio brasileiro que é a Caixa Econômica nessa mobilização do dia 15 de março. Temos que lutar juntos, sociedade, empregados e sindicato, todos contra essa política de desmonte do setor público”, afirma Odaly Medeiros.
O atual governo federal do presidente Bolsonaro e a nova direção do banco vêm promovendo diversos ataques contra os empregados e contra o caráter público da Caixa. O presidente Pedro Guimarães já anunciou que pretende fatiar a empresa e privatizá-la em pedaços. Áreas como seguros, cartões, assets e loterias – as mais lucrativas do banco – estão na mira da nova direção da Caixa.
Na última semana a imprensa noticiou que, a pedido de Pedro Guimarães, o banco deve fazer uma provisão de aproximadamente R$ 7 bilhões para cobrir perdas esperadas com calotes na carteira de financiamento imobiliário e a desvalorização de imóveis retomados pelo banco.
Porém, como informa Dionísio Reis, coordenador da Comissão Executiva de Empregados (CEE) da Caixa, a inadimplência no banco é mais baixa que a dos demais. Um provisionamento tão grande assim não é necessário. “Tal provisionamento reduz sobremaneira o valor que o banco teria que pagar a título de participação nos Lucros ou Resultados (PLR) aos empregados, que deram duro e conseguiram superar as metas estipuladas pelo banco. A nova direção da Caixa, no entanto, não quer reconhecer o esforço dos seus empregados.”
Em relação a essa questão, o movimento sindical solicitou reunião com o banco para esclarecer as mudanças que estão sendo feitas, mas o banco se recusou a passar tais informações e esclarecimentos às entidades de representação dos empregados.
Como forma de protesto, os empregados e os sindicatos em todo o país farão o Dia Nacional de Luta da Caixa, na próxima sexta-feira (15), em defesa da Caixa 100% pública, contra a venda das áreas mais lucrativas do banco, na defesa do seu papel social, contra as contramanobras que reduzam o lucro da Caixa, por mais reconhecimento ao trabalho, por mais empregados já e pelo fim do assédio moral na empresa.
Fonte SEEBF-PI e Contraf-CUT tags:» Caixa, Dia Nacional de Luta da Caixa, Defesa dos Bancos Públicos, SEEBF-PI, Contraf-CUT
Compartilhe :