Votar! Não desperdiçar a oportunidade de escolher um representante dos funcionários no Conselho de Administração do BNB – Caref (o colegiado mais importante dentro do banco). Essa foi a principal mensagem de Eliane Brasil, candidata a representante dos funcionários no 2ª turno da Eleição do Caref BNB, que acontece de 06 a 12 de fevereiro. A candidata esteve em Teresina na terça-feira (05/02), percorrendo agências do BNB da capital, dialogando diretamente com os funcionários sobre sua candidatura a conselheira no Caref.

 

 

“É de lá que saem todas as diretrizes, estratégias e caminhos que o banco vai percorrer. Escolher um representante que esteja lá com o olhar dos trabalhadores tem que ser exercido, por isso votem!”, Afirmou a candidata.

                                                      

 

Eliane Brasil tem larga experiência. Ocupou vários cargos dentro do BNB, foi a primeira mulher a ser diretora no banco, o que lhe confere um profundo e necessário conhecimento sobre BNB para atuar em defesa do banco e dos trabalhadores. Seu preparo ficou evidente no diálogo com os funcionários, demonstrando a importância do representante dos trabalhadores dentro do Conselho. “É muito importante o perfil negociador, até porque as coisas dentro do Conselho acontecem antes, interferir nas propostas antes, nos bastidores é que vai fazer com que a gente tenha sucesso, apresente alternativas e evite impactos maiores contra o banco, que em suma é nossa defesa. Manter um banco perene, garantir nossos empregos e melhorias na qualidade de trabalho”, disse Eliane.

 

 

Defesa do BNB como banco público

 

Segundo Eliane é preciso mostrar a importância do BNB para o planejamento e desenvolvimento do país como um todo. Após as declarações de entes do Governo Federal, feitas à imprensa, que colocam o BNB na lista de estatais que podem ser privatizadas, Eliane ressalta que a privatização pode acontecer de modo gradual e silencioso, não de uma canetada só.

 

 

“Eu acredito que pode acontecer um desmonte, um silencioso caminho de retirar patrimônios do banco, ativos que geram receitas. De repente começam a vender a carteira de seguros, carteira de cartão, carteira de credito comercial. E de repente dizerem assim, ‘o Banco do Nordeste não trabalha com grandes projetos, com infraestrutura’. Sabemos que isso é muito importante para a região e para nós como operação. Daí a transformar o banco em algo pequeno, estreito e mais fácil de haver uma fusão. Nossa preocupação é com esse processo silencioso que pode acontecer, e se não estivermos atentos a esse tipo de propostas, pode acontecer e realmente nos levar a uma extinção ou uma fusão. É a isso a gente tem que está atento e evitar”, afirmou Eliane.

 

 

A candidata ressalta ainda a importância de união das representações dos trabalhadores, das bancadas no congresso, num trabalho de união de esforços em defesa desse banco tão importante para o Nordeste. “Minha intenção é juntar todos na mesma agenda de defesa do banco, cada um no seu papel específico, mas juntar esforços, fazer uma movimentação dentro da região. A bancada nordestina é forte e estruturada, a bancada do norte também é forte. Se juntarmos no Senado, Norte e Nordeste, temos maioria. O mais importante é que essa bancada venha a se juntar à gente para evitar que decisões administrativas que não passam pelo Congresso, mas que possam estar sendo geradas no Ministério da Economia ou dentro do próprio Governo, a gente consiga evitar. Essa articulação política institucional é muito importante e quem faz isso são os representantes do banco, os sindicatos, a associação dos funcionários, todos têm que estar juntos e coesos no mesmo sentido na defesa do banco”, disse Eliane Brasil.

 

Apoio do SEEBF-PI

 

 

O presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI), Arimatea Passos, reafirma a importância dos representantes dos trabalhadores nos conselhos de administração dos bancos públicos e o apoio à candidata Eliane Brasil. “É um canal de diálogo que temos na alta direção desses bancos com pessoas que tenham o compromisso de lutar pela manutenção dos bancos públicos. É importante que o colega do BNB pense e vote nessa candidata exatamente por esse compromisso que ela está pessoalmente afirmando aqui. Reconhecemos a necessidade de ter as informações para criar uma grande defesa para a manutenção dos bancos públicos. Nós do Piauí abraçamos essa campanha porque vemos a necessidade de saber o que pensa a futura gestão do BNB com relação ao banco e o que podemos planejar e lutar para defendê-lo”, afirmou Arimatea Passos.

 

O diretor do SEEBF-PI, Marcus Vinícius, também reafirmou a importância do apoio a Eliane Brasil. “É um momento de mudança de Governo e de gestão do banco. Isso faz com que esse representante tenha um papel ainda mais importante, que é a defesa do BNB como um banco público. E as propostas da Eliane dialoga diretamente com o que as instituições sindicais defendem. Estamos com ela aqui em Teresina fazendo visitas às agências do BNB, esclarecendo a importância do trabalho do Caref e o diferencial do nome dela, buscando elegê-la para estar no Caref com voz ativa em defesa do BNB como um banco público”, afirmou Marcus.



Fonte SEEBF-PI tags:» Caref BNB, BNB, Banco público, Conselho de Administração, SEEBF-PI






Compartilhe :