O Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI) mais uma vez abraça a campanha Outubro Rosa e chama atenção para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e combate ao câncer de mama, doença que só no Brasil atinge cerca de 156 mulher por dia.
O objetivo da campanha é que durante todo o mês de outubro (assim como o ano inteiro) é o incentivo para que mulheres com idade entre 40 e 69 anos façam os exames mamográficos para prevenir a doença ou descobrirem um possível diagnóstico de maneira precoce, o que aumenta as chances de cura. De 1º a 31 de outubro, em diversos locais são realizadas ações de conscientização sobre os sintomas, tratamento, prevenção e diagnóstico do câncer de mama.
Em todo o país prédios públicos simbólicos são iluminados com a cor rosa, chamando a atenção para a campanha, além de ações e eventos e todo o país, com objetivo de alertar as entidades governamentais para o acesso de pacientes diagnosticados com a doença ao tratamento nos sistemas públicos e particulares de saúde, sejam atendidos a tempo de aumentar as possibilidades de cura.
O câncer de mama está entre os tipos da doença que mais acometem mulheres em todo o mundo e no Brasil – algo em torno de 25% do público feminino – perdendo apenas para o câncer de pele. A doença atinge principalmente mulheres a partir dos 35 anos de idade, tendo os seus riscos aumentados a partir dos 50 anos.
Por isso é importante a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, fazendo a mamografia, pelo menos uma vez ao ano. A realização de exames nas mamas de modo regular pode diminuir em até 30% as chances de morte por causa da doença.
Conhecer o próprio corpo está entre os cuidados primordiais para detectar qualquer tipo de doença, inclusive o câncer de mama. Por isso, pegue o hábito de apalpar sempre as suas mamas, prestando sempre bastante atenção no que é normal para elas e quando há qualquer alteração suspeita. Toque-as durante o banho, deitada (antes de dormir ou ao acordar) ou na frente do espelho.
O auto-exame deve ser feito pelo menos uma vez por mês, sempre entre 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa, no caso de mulheres que não menstruam mais. Procure por nódulos fixos e indolores e verifique se a pele das mamas está avermelhada, retraída ou com protuberâncias semelhantes a uma casca de laranja.