Dando sequência a divulgação dos informes sobre a Campanha Salarial 2018 dos bancários, os diretores José Ulisses, Robert Mendes, Marcus Vinícius, Hortência Oliveira, Odaly Medeiros, Edvaldo Cunha e Cesário Alves estiveram nesta sexta-feira (06/07) reunidos com empregados da agência Santander Select, zona Leste de Teresina.

Cesário Alves iniciou seu discurso abordando os pontos específicos do acordo com o banco, principalmente com relação à Participação nos Lucros e Resultados (PLR), Plano de Saúde e Homologações. Quanto a este último, “defendemos que sejam feitas através do Sindicato dos Bancários do Piauí, pois o banco não tem profissionais preparados para tal”, argumenta.

Em seguida, Marcus Vinícius discorreu sobre a Reforma Trabalhista e falou que a campanha deste ano teve início mais cedo para tentar barrar o que o governo pretende implantar e que certamente terá consequências para categoria. “Essa reforma traz sérias mudanças que prejudicarão os trabalhadores”, diz ele que comentou, ainda, sobre a ultratividade, terceirização e trabalhadores hipersuficientes, que prevê a negociação de salários e PLR, por exemplo, entre patrões e empregados, sem a interferência dos sindicatos. “Para se ter uma ideia, 22% dos bancários do Piauí são enquadrados como hipersuficientes e sabemos que com essa reforma terá impactos diretos em no nosso Acordo Coletivo ”.

O vice-presidente, Odaly Medeiros, relatou que a proposta da categoria é defender, também, uma mesa única de negociação onde participam todos os bancos públicos e privados. “Quanto ao índice deste ano, estamos querendo 5% de ganho real, mais inflação. A política adotada pelo governo é desfavorável a nós bancários”, artumenta.

Ele esclareceu que a campanha de 2018 será bem mais difícil que nos anos anteriores, “e para mudar ou manter o que conquistamos, precisamos mais do que nuca de unidade”, ressalta o sindicalista, acrescentando que se não houver assinatura de um pré-acordo até 10 de agosto, tudo o que foi conquistado ao longo dos anos perde a validade e a greve por tempo indeterminado será inevitável. “Temos que nos municiarmos em defesa da categoria para sairmos vitoriosos”.

Edvaldo Cunha fez um breve esclarecimento sobre previdência e tranquilizou os empregados de que a participação na greve prejudicaria ninguém. “Vale lembrar que os gerentes ficam proibidos de enviar mensagens de pressão através do celular”, enfatiza.

Para finalizar, a diretora Hortência Oliveira informou sobre a campanha de recadastramento que o SEEBF-PI está fazendo e vai sortear TVs para cada mil cadastros realizados pelos bancários.



Fonte tags:»






Compartilhe :