Dirigentes sindicais atualizam bancários do Santander da João XXIII sobre os últimos informes da Campanha Salarial 2018
Compartilhe :
25/06/2018 :» Gilson Alves Rocha :» Regionais
(86) 3304-5907 | (86) 3085-3335 |(86)99482-5261
Compartilhe :
25/06/2018 :» Gilson Alves Rocha :» Regionais
Com a proximidade da primeira rodada de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), nesta quinta-feira (28/06), os dirigentes sindicais do Piauí intensificaram as reuniões junto à categoria para repassar os informes sobre a Campanha Salarial 2018. Nesta segunda (25/06), foi a vez da agência do Santander da Avenida João XXIII, zona Leste de Teresina, receber a visita dos diretores Cesário Alves, Robert Mendes, Marcus Vinícius e Edvaldo Cunha.
Em seu discurso, Cesário fez questão de abrir falando sobre a complicação que será a negociação referente à campanha deste ano por conta da Reforma Trabalhista. Informou sobre o congresso dos representantes dos bancos privados ocorrido em São Paulo onde debateram o Acordo Coletivo, o foco foi discutir o que o banco quer alterar. “Dentre eles, o Programa de Participação de Resultados (PPR); defendemos a permanência dos sindicatos como responsáveis pelas homologações, já que nas agências não têm profissionais capacitados para tal tarefa, onde o banco ficou de estudar; os planos de Saúde e Previdência, além do Termo de Compromisso que contém 21 pontos que visam a proteção dos empregos e de direitos históricos da categoria, bem como resguardar os trabalhadores de ações que podem fragilizá-los ainda mais diante do poder dos bancos”, relata, acrescentando que o objetivo é evitar que o gerente entre em contato com os empregados – via mensagem pelo celular – como forma de pressioná-los, por exemplo, em caso de greve da categoria.
Por sua vez, o diretor Marcus Vinícius fez um breve relato sobre a Reforma Trabalhista e suas consequências diante das mudanças que vai causar para os trabalhadores. “Queremos evitar a retirada de direitos conquistados”, diz, referindo-se a tentativa dos patrões de acabar com a ultratividade, já que no próximo dia 31 de agosto, se não houver um consenso, os acordos firmados até esta data estarão sem validade.
Ele também informou acerca da estratégia nacional que é negociar o pré-acordo com a volta da ultratividade; que os funcionários hipersuficientes no Piauí chegam a 22% da categoria e esclareceu que se for aprovado o fim do imposto sindical, isso pode enfraquecer a estrutura dos sindicatos e, consequentemente, os bancários sairão prejudicados.
Quanto a expectativa para primeira rodada de negociação com a Fenaban neste dia 28/06, Marcus Vinícius espera contar com o apoio dos empregados no sentido de defender as reivindicações da categoria, já que os bancários estão pedindo a inflação mais 5% de reajuste, particularizando a cláusula de proteção salarial diante do atual cenário político, pois sempre que o índice de inflação chegar a 3%, o banco deverá fazer a devida correção. “Temos que nos preocupar, ainda, com relação a terceirização e ficar em alerta no que diz respeito ao avanço das novas tecnologias com a abertura das agências digitais”, enfatiza.
Numa recente pesquisa realizada com os bancários de todo o país chegou-se a conclusão que 60% dos trabalhadores estão com disposição e decididos a participar da greve, caso seja deflagrada. “Por isso, esperamos contar com a participação de todos nas assembleias do SEEBF-PI, já que queremos manter o que conquistamos e avançar em novas cláusulas. Mas queremos contar com a força consciência dos gestores”, enfatiza do diretor.
Para finalizar, Edvaldo Cunha discorreu sobre previdência e alertou aos empregados sobre a adesão ao Santander Previ, pois tal plano de previdência está com os dias contados para acabar, sendo que o bancário deve fazer a migração para o mesmo imediatamente ou fazer algum que atenda as suas necessidades. Ele explicou em poucas palavras sobre o aporte do banco nesse caso, bem como a idade para fazer o saque e quando pode sacar.
Já o diretor Robert Mendes encerrou a reunião esclarecendo quanto a campanha de recadastramento realizada pelo SEEBF-PI, ressaltando que o mesmo pode ser feita através do site (www.bancariospi.org.br) para atualização de dados dos bancários, concorrendo a uma TV de 32 polegadas.
Fonte tags:»
Compartilhe :