Acontece nesta quarta-feira (22/03), na cidade de Picos, uma audiência pública para discutir o fechamento da agência do Itaú anunciada recentemente pela diretoria do banco para o dia 3 de abril. Para se ter uma ideia, o Itaú atende os clientes de, pelo menos, 50 cidades circunvizinhas e o encerramento das atividades do banco representa um prejuízo para economia local, bem como para aqueles que depende da agência para alguma pendência.

Funcionando no município desde 2011, a agência possui três servidores e mais de três mil correntistas. No último dia 9/03, foi realizada uma paralisação no Itaú de Picos para tentar chamar a atenção da diretoria do banco e assim reverter a situação. Todas as contas daquela cidade serão transferidas para o Itaú da Rua Areolino de Abreu, centro de Teresina.

O dirigente sindical Fábio Neiva explica que a população deve participar e cobrar das autoridades uma postura mais rigorosa no sentido de tentar evitar o fechamento da referida agência. “Passamos o abaixo assinado e colhemos mais de cem assinaturas no ato. Vamos continuar colhendo as assinaturas e até a audiência pública queremos ter mais de mil assinaturas e entramos em contato com toda imprensa local. Essa agência tem grande abrangência, se contar com os municípios do vizinho Ceará dá praticamente 60 municípios, que formam o polo de Picos. O banco de forma unilateral informou, através de um cartaz, que a partir do dia 03 de abril os clientes se dirigissem à agência Areolino de Abreu, localizada em Teresina. Não foi feito nenhum aviso prévio”, ressalta o sindicalista.

Fábio Neiva considera a audiência pública uma primeira vitória conseguida pela categoria, por ser fruto da movimentação, trabalho conjunto e participação direta da população. “É uma vitória porque nós tivemos o aval do prefeito, e o presidente da Câmara, através da Câmara, vai encampar essa solicitação e fazer o apelo para ser rever esse quadro de fechamento da agência. Vamos, enquanto sindicato, tanto esclarecer a população, quanto a própria defesa dos empregados, que é a missão do Sindicato”, acrescenta o diretor do SEEBF-PI.



Fonte Gilson Rocha tags:»






Compartilhe :