Dia Internacional da Mulher é comemorado no SEEBF-PI com palestra sobre valorização da mulher
Compartilhe :
09/03/2017 :» João Henrique Vieira :» Regionais
(86) 3304-5907 | (86) 3085-3335 |(86)99482-5261
Compartilhe :
09/03/2017 :» João Henrique Vieira :» Regionais
É cada vez mais urgente e salutar debater as questões, desafios e conquistas das mulheres em todos os âmbitos da sociedade. Com esse intuito, o Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI) realizou no dia 8 de março programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, com palestra e coquetel para bancárias e convidados, na sede do Sindicato.
Momento de importante reflexão, a programação trouxe à tona o questionamento sobre a valorização da mulher, tema da palestra apresentada pela coordenadora estadual de políticas para mulheres no Piauí, Haldaci Regina, que abordou as várias visões sobre a mulher ao longo da história até os dias atuais. “No Dia da Mulher há a necessidade de se parar para conversar sobre nossas vidas, nossas histórias, porque às vezes esse tipo de diálogo nos alerta para algo que está acontecendo ao nosso lado, e até no nosso lar, e que a gente não percebe. Precisa discutir para que a gente se atente para isso”, disse Haldaci.
A coordenadora de políticas para mulheres no Piauí abordou ainda a necessidade de se acreditar nas mulheres e a importância de se tornar referência para outras mulheres. “A gente precisa acreditar nas mulheres e a gente acredita através de referências. A própria escola não conta a história das mulheres. Quando eu começo a entender que várias mulheres lutaram para que a gente tivesse direito de voto, estudo, universidade, pudesse estar em qualquer tipo de emprego. Isso nos torna referência, essa identidade faz com que a gente tenha também a nossa identidade feminina. Esse referencial é muito importante”, afirmou Haldaci, lembrando que apesar dos desafios, também há motivos para comemorar a data. “Hoje a mulher sofre muitas violências, mas no dia 8 a gente também comemora, porque muitas mulheres continuam lutando, muitas lutaram e outras continuam lutando para que nós mulheres tenhamos o direito de voz, para discutir e reivindicar”.
Não devemos desistir de nossas lutas!
Compondo a mesa de abertura do evento, estiveram presentes o vice-presidente do SEEBF-PI, Odaly Medeiros; a Diretora de Mulheres do SEEBF-PI, Fabiana Sousa; a presidente da Apcef Piauí, Glória Araújo; o diretor da ANABB, Francisco Matos e a diretora sindical Francisca de Assis. Na oportunidade, a diretora De Assis falou com entusiasmo sobre a perseverança e determinação da mulher, tanto no mercado de trabalho quanto nas lutas sindicais, incentivando as mulheres nas lutas por seus direitos. “Não devemos desistir de nossas lutas”.
Para a diretora De Assis, esses momentos são ricas oportunidades de poder dialogar com uma pessoa com conhecimento, experiência e vivências de lutas e conquistas. “Isso enriquece nossa compreensão política do momento que vivemos e a importância de nos comprometer, nos dedicar e nos preparar para os embates. As mulheres precisam ter paciência de discutir políticas, políticas para as mulheres, políticas para as pessoas, igualdade de oportunidades e a gente só compreende isso quando a gente tem um conjunto de informações que nos oferece a possibilidade de fazer comparações. Quem não tem conhecimento não consegue se preparar, nem se organizar e nem se oferecer à sociedade como pessoa capaz de produzir alguma coisa. A gente precisa estar preparada para enfrentar as dificuldades com o conhecimento e a determinação de querer mudar e melhorar o mundo que vivemos”, afirmou De Assis.
A diretora de mulheres, Fabiana Sousa, comentou sobre a importância da realização do evento e atenção do Sindicato em relação ao Dia da Mulher. “A gente percebeu isso quando fomos às agências entregar as lembrancinhas, as mulheres ficaram muito felizes e disseram que o Sindicato dos Bancários foi a única entidade que lembrou desse dia. Elas se sentiram bastante enaltecidas com essa atitude do sindicato”. Para Fabiana, esse é mais um passo na luta pelos direitos das mulheres. “Isso é importante também para conscientizar a mulher de que ela precisa ser atuante na sociedade para que possa conquistar o tão sonhado e merecido lugar digno na sociedade. O empoderamento é dar voz e poder às mulheres para que elas possam conquistar os seus direitos”, defendeu Fabiana.
O vice-presidente Odaly Medeiros afirmou que o Sindicato busca sempre a valorização da mulher e que comemorar a data é reconhecer e fortalecer a importância delas. “Assim como em todos os anos, fazemos essa atividade pela importância que a mulher tem no nosso dia a dia; a mulher das lutas, a mulher que trabalha, elas têm que ser homenageadas, precisam ser mais enaltecidas por sua história, sua importância. As mulheres que vieram para esse evento ouviram uma grande palestrante, uma pessoa de grande experiência, com uma história muito bonita dentro do movimento em defesa das mulheres. Temos que continuar levando à categoria essas ações que só nos engrandecem”, disse Odaly.
A diretora de comunicação do Sindicato, Hortência Oliveira, agradeceu o empenho, colaboração. Falou do carinho e atenção recebidos durante a entrega dos brindes às bancárias nas agências. “Esse evento é resultado do esforço do sindicato pelo reconhecimento das mulheres na atuação sindical e no mercado de trabalho. As mulheres enfrentam vários desafios, e poder construir momentos de integração, reflexão e beleza é muito satisfatório. Vimos isso nas visitas às agências e durante nosso evento. Estamos todos de parabéns”, concluiu Hortência.
Fonte tags:»
Compartilhe :